Mobirise Website Builder v4.8.8

O que Acontece

Sociedade Brasileira de Hansenologia lança 2ª turma de especialização

Sociedade Brasileira de Hansenologia lança 2ª turma de especialização

Depois de 40 anos, Brasil tem o primeiro curso de Especialização em Hansenologia para médicos do SUS – segunda turma será lançada no Congresso da SBH em setembro

A segunda turma do curso de Especialização em Hansenologia, oferecido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) em parceria com a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (ESPMT), será lançada na 17ª edição do Congresso Brasileiro de Hansenologia, que ocorre de 17 a 23 de setembro, em Cuiabá-MT. O curso é exclusivo para médicos do SUS.

A nova turma tem vagas para 20 alunos e está sendo comemorada. Em graduação, as universidades brasileiras não têm ou tem oferecido escassa carga horária para a disciplina de Hansenologia – por quatro décadas o Brasil não ofereceu opção de Especialização na área. País de alta endemicidade para a hanseníase, 2º no ranking mundial em número de casos, atrás apenas da Índia, e 1º no mundo em taxa de detecção (percentual de novos diagnósticos a cada grupo de 10.000 habitantes), o Brasil precisa de hansenólogos para enfrentar a endemia. Durante o congresso, no dia 18, a SBH inicia a solenidade de abertura da segunda turma de Especialização em Hansenologia em parceria com a ESPMT, às 18h. No mesmo dia pela manhã, às 8h, 20 formandos da primeira turma apresentam os trabalhos desenvolvidos para a conclusão do curso, em sessão pública.