Canal de podcast do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto se dedica a mostrar como as pesquisas científicas impactam a vida cotidiana
Estima-se que existam mais de quatro milhões de fungos no Planeta Terra e que apenas cerca de 10% deles foi identificado. “Esses organismos podem ter respostas preciosas para desenvolver novos medicamentos, por exemplo”, fala Hosana Debonsi, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, coordenadora e apresentadora da segunda temporada do QSPodcast.
O episódio Os Fungos é o que inaugura essa nova fase do projeto, que tem por objetivo compartilhar informações sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP na vida cotidiana. O trabalho da engenheira química Isadora de Jesus Melo é o que abre essa nova temporada.
Isadora estuda o fungo identificado como Cladosporium halotolerans, isolado de uma alga coletada na Antártica. Ocorre que este mesmo fungo também foi identificado em banheiros comuns, por exemplo, e o episódio explica as diferenças que o ambiente promove nesse organismo – e também as suas possibilidades.
“A riqueza desta história é percebermos como as experiências científicas de diferentes pesquisadores, em diversos níveis de pesquisa, se encontram e se complementam. É nessa troca constante que descobrimos elementos que contribuem com a qualidade de vida dos seres humanos”, fala Hosana.
Neste caso, Isadora pesquisa o fungo identificado por outro pesquisador, o Gustavo dos Santos, que coletou algas na Antártica, foi aluno de doutorado de Hosana que, dos três, foi a primeira pessoa a expedicionar por aquele continente coletando algas e isolando seus fungos.
A pesquisa de Isadora procura identificar substâncias produzidas pelo Cladosporium halotolerans que possam compor um fotoprotetor mais eficiente e com menor impacto ambiental.
Os episódios do QSPodcast estão disponíveis nos principais tocadores de áudio, dentre eles Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Podcasts. Os episódios são dirigidos e editados pela jornalista Daniela Antunes, da Texto & Cia Comunicação.