O Projeto FADA-Família Diversidade e Amigos de Ribeirão Preto começa a distribuir 1.200 calendários temáticos do ano de 2024, financiados por mais de 50 parceiros apoiadores. O tema da nova edição é “Sustentabilidade”. O calendário do Projeto FADA já é conhecido e distribuído há 13 anos na cidade.
40 modelos, entre eles crianças, adolescentes e adultos, com e sem deficiência – são pessoas com TEA, síndrome de Down, deficiência visual, paralisia cerebral, etc. – participaram da sessão de fotos para ilustrar o calendário. Cada mês alerta para uma questão ambiental, como “economia de água”, “reutilização de resíduos”, “desperdício de alimentos”, “replantio e preservação”, “lixo eletrônico”, “economia de energia”, “evitar poluição”, “separação do lixo”, “energia limpa”, “consumo consciente”, “kintsugi” (técnica de restauração que aceita e valoriza as imperfeições) e “doação”. As fotos foram inseridas em ilustrações assinadas pela artista Semírames Paterno.
O lançamento do calendário foi feito no coquetel que encerrou as atividades do ano do projeto, realizado no Restaurante Amparô, para mais de 170 convidados.
O tema foi escolhido pelos próprios jovens que além de terem posado para as fotos do calendário, foram sensibilizados em atividades de educação ambiental e, segundo relatos das mães, já surtiu efeito nas atitudes em casa e em todos os ambientes com cuidados de preservação.
Sheyla Dutra, idealizadora e responsável pelo FADA, informa que o projeto acolhe familiares de pessoas com deficiência desde 2005 e sempre busca, através da valorização da informação de qualidade, empoderar essas pessoas, encaminhar para educação, trabalho e cidadania, impactando toda sociedade, promovendo autonomia e inclusão de fato. O projeto é voluntário, portanto, gratuito para essas famílias que precisam de direcionamento e acolhimento.
O projeto FADA também atende a empresas que necessitem de projetos de treinamento de pessoal, adaptação de espaços, desenho universal e acessibilidade. “Disponibilizamos uma série de atividades e cursos, com valores simbólicos, pois o objetivo é que a sociedade seja mais inclusiva e respeitosa, sem preconceito e discriminação, mais justa e igualitária”, explica Sheyla.
Para mais informações, acessar: www.familiadiversidade.com.br