21 de março é o Dia Internacional da síndrome de Down: data foi escolhida por ser mês três, em referência à trissomia, e dia 21 relaciona com o cromossomo 21
No dia 17 de março (domingo), o Projeto Fada (Família Diversidade e Amigos) promove ações em Ribeirão Preto pelo Dia Internacional da síndrome de Down para conscientizar as pessoas sobre a data e alertar a respeito de preconceitos. O evento é gratuito, será no Shopping Iguatemi e começa às 15h, com quatro horas de duração. A programação inclui atividades de recreação, esportes, informações, plantão de dúvidas e brindes. Para participar do evento, basta comparecer ao evento.
Comemorado no dia 21 de março desde 2006, o Dia Internacional da síndrome de Down foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 2012 em um movimento para reconhecer a data a fim de promover a inclusão das pessoas com deficiência, além da conscientização sobre aspectos dessa condição e combate a preconceitos. A data foi sugerida pelo Brasil em 2011 e inserida no calendário da ONU.
A coordenadora do Projeto Fada, Sheyla Dutra, explica a importância dessa data. “Há mais de 300 mil pessoas com síndrome de Down no Brasil e essas pessoas frequentemente são alvo de preconceito e capacitismo. Essa data contribui para o combate a inúmeros estigmas contra essas pessoas”, disse.