O presidente da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia, Claudio Guedes Salgado, acaba de ser nomeado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, para coordenar a pasta da Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária, no Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Dermatologista e hansenólogo, Salgado é médico pela UEPA-Universidade Estadual do Pará, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio, professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA-Universidade Federal do Pará, fundador e coordenador do Laboratório de Dermato-Imunologia da UFPA/Marcello Candia.
A nomeação foi publicada nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União. Segundo Salgado, o desafio principal é o “acesso das pessoas a uma atenção primária de qualidade que, de modo equânime no país, tenha condições de reconhecer, diagnosticar e tratar as doenças transmissíveis, sejam elas as mais conhecidas pela população ou as doenças negligenciadas, que me parece mais apropriado chamar de doenças de populações negligenciadas”.