O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) abre, dia 5 de maio, as inscrições para a 23ª edição do Prêmio PNBE de Cidadania. Serão escolhidos três ganhadores e haverá também o Prêmio Hors-concours. O novo regulamento já está disponível no site PNBE.
Podem se inscrever empresa ou entidade, empreendedor cidadão ou personalidade cidadã nas categorias Destaque Combate à Desigualdade, Destaque Desenvolvimento Sustentável e Destaque Educação. Já o Prêmio Hors-concours será concedido a pessoas ou entidades cuja atuação em alguma dessas categorias seja amplamente reconhecida. O Prêmio PNBE de Cidadania quer reconhecer ações que sirvam de exemplos para o país.
Em 2024, foram premiados Adriana Barbosa, da Feira Preta, como Personalidade Cidadã foco “Combate à Desigualdade”, Banco de Livros do Rio Grande do Sul como Entidade Cidadã foco “Educação” e o fundador da Turma do Bem, Fábio Bibancos, na categoria hors-concours.
As inscrições gratuitas poderão ser feitas no formulário online, disponibilizado no site a partir de 5 de maio até o dia 21 de julho. No dia 21 de agosto o júri se reúne para analisar os projetos e personalidades pré-selecionados e a premiação será em São Paulo, Capital, no dia 15 de outubro.
A coordenação da edição 2025 do Prêmio PNBE de Cidadania está a cargo de Mario Ernesto Humberg e Sylvain Kernbaum, responsáveis pela formação do júri para este ano.
História
Mais de 2.800 trabalhos já foram inscritos no Prêmio PNBE de Cidadania. Uma das personalidades premiadas, há 20 anos, foi dona Joana Zeferino da Paz, conhecida como dona Vitória, quando entrou para o Programa de Proteção a Testemunhas por entregar à Justiça provas que incriminaram policiais e traficantes no Rio de Janeiro. O Prêmio PNBE de Cidadania foi entregue à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro porque vivia incógnita.
Sobre o PNBE
Fundado em junho de 1987, o PNBE é uma entidade empresarial não corporativa, apartidária e plural, de âmbito nacional, formada por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que lutam pelo fortalecimento da cidadania e aprofundamento da democracia nas diversas instâncias da nação (governos da União, estados, municípios), pela ética na política e amplo exercício dos direitos da cidadania no Brasil e pelo desenvolvimento econômico com justiça social e preservação ambiental. O PNBE busca mobilizar a sociedade para construir um ambiente socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável, agindo dentro de um espaço democrático, apartidário, que apoia políticas públicas e projetos identificados com seus ideais, ao mesmo tempo em que combate os clientelistas, antiéticos, corporativos e ineficientes.