Concurso de Vídeos
Para divulgar informações sobre a hanseníase, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), parceira da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), promoveu em 2018 o Concurso de Vídeos #TodosContraaHanseníase nas escolas públicas de Tocantins com os seguintes objetivos: promover a reflexão sobre as causas e consequências da doença; estimular ações de promoção à saúde e prevenção direcionadas ao enfrentamento das vulnerabilidades dos estudantes diante do alto índice de pessoas com hanseníase no Estado do Tocantins, e contribuir, através de ações de sensibilização sobre a temática, para o fortalecimento das práticas educativas voltadas à saúde.
Inscrições
Os alunos se inscreveram de 4 a 19 de outubro de 2018, na escola onde o aluno estava matriculado. Cada aluno poderia inscrever um vídeo, de 1 minuto a 1 minuto e meio, produzido com aparelhos celulares, tablets, máquinas fotográficas digitais, filmadoras ou computadores. Os vídeos foram enviados por e-mail indicado por cada escola. Clique AQUI para acessar o edital.
Seleção
Foram escolhidos para premiação três vídeos, classificados em 1°, 2° e 3° lugares. Alunos classificados receberam certificado assinado pela SBH e SEDUC. Os professores orientadores dos vencedores e os alunos classificados ganharam um intercâmbio cultural na cidade de Palmas, incluindo visitas a pontos turísticos, culturais, cinema e palestra sobre o tema realizada durante o 15° Congresso Brasileiro de Hansenologia em Palmas (TO).
Alunos e professores foram recebidos pela diretoria da SBH e pela SEDUC no Centro de Convenções da Palmas. A premiação e homenagens aconteceram durante a cerimônia de encerramento do Congresso, no dia 17 de novembro, às 17h. O congresso reuniu mais de 100 palestrantes brasileiros e estrangeiros, de 13 a 17 de novembro, e celebrou os 70 anos da SBH.
Peças da campanha
***
“A parceria resulta em um ganho imensurável na luta do Brasil rumo ao controle da doença”. A entidade espera que o projeto seja modelo para outros estados ou municípios brasileiros. “Podemos replicar e adequar o projeto às diferentes realidades.” Claudio Salgado – presidente da SBH
“Sabedores da considerável incidência de hanseníase no nosso estado, bem como o papel da educação na disseminação de conhecimentos, consideramos esta parceria importantíssima para o combate à doença.” Adriana da Costa P. Aguiar – secretária da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins