Construtora e incorporadora investiu R$ 5 milhões em obras que minoraram transtornos com enchentes em bairros do entorno
A entrega do Villas de Paraty – primeiro bairro totalmente planejado de Bebedouro –, em 17 de setembro, será festejada não só pelos compradores de suas 540 unidades habitacionais, mas por todos os moradores do entorno do córrego Paraty, que corre próximo ao residencial.
A Pafil Empreendimentos, construtora e incorporadora sediada em Ribeirão Preto, investiu R$ 5 milhões nos projetos de canalização do córrego e de recuperação ambiental de 35 mil m² de áreas às suas margens. Este último inclui o plantio de 5.166 mudas de árvores de espécies nativas, tanto para recomposição da mata ciliar (faixa de vegetação que, por lei, deve sempre margear um curso d’água para protegê-lo de poluição e assoreamento, capazes de extingui-lo) quanto para a formação de um parque para usufruto de toda a população.
De acordo com Dhiego Carrilho, coordenador de obras da Pafil responsável pelo empreendimento Villas de Paraty, todas as obras tiveram acompanhamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Bebedouro. Em fase de conclusão, elas já impactam cerca de 20 mil moradores de bairros às margens do córrego, que há mais de 30 anos sofrem com inundações em suas casas por ocasião de fortes chuvas. “Já melhorou a drenagem das chuvas nos bairros vizinhos ao loteamento”, afirma Dhiego.
O mestre de obras e técnico industrial André Cezare, morador no Jardim Claudia II, confirma que, graças às obras, há melhor direcionamento do volume de água que desce de bairros vizinhos em direção ao córrego quando chove. Sua casa é localizada no ponto considerado mais crítico de inundações, por isso fica próxima à caixa de impacto construída pela Pafil para coletar e direcionar o volume de água que flui para o Paraty.
Morador há dez anos no local, André diz que o problema de enchentes invadindo costuma ocorrer entre dezembro e março, época de maior volume de chuvas. Foi piorando a cada ano, segundo ele, com o surgimento de novos bairros vizinhos, que aumentavam a área de solo impermeabilizado por recapeamentos. “Como a quantidade de bueiros sempre foi insuficiente para escoar todo o volume pluviométrico, sempre que chovia muito a água descia em enxurrada na direção do córrego, inundando as casas pelo caminho”, conta.
De acordo com André, o problema de escoamento nessa região da cidade ainda não foi 100% sanado porque depende de uma obra maior, de responsabilidade da Prefeitura, mas as da Pafil já melhoraram em muito a qualidade de vida no seu bairro. “O que a Pafil fez foi fantástico! Só tenho elogios para o pessoal da empresa, que vinha sempre ouvir os moradores e estudar as áreas”, declara André.
Vendas recorde
O bairro Villas de Paraty será entregue com 411 unidades habitacionais e 129 lotes comerciais e residenciais de uso misto, que foram todos vendidos apenas 60 dias após o lançamento do empreendimento. Todo planejado, conta com sistema de lazer que inclui 9 mil m² de pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, banheiros públicos com acessibilidade e campo de futebol de grama. As casas foram construídas em alamedas que levam ao espaço de convivência do bairro.
Sobre a Pafil
Há duas décadas, a Pafil Empreendimentos Imobiliários atua com ênfase no interior paulista. A empresa participa do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH), possui certificação ISO 9001, é credenciada no programa Casa Verde e Amarela, certificada pelo Grace Place To Work (GPTW) e auditada pela Big Four Ernst & Young. Há quatro anos consecutivos, a construtora ribeirão-pretana integra o ranking INTEC entre as 100 maiores do país.