O que Acontece

Menalton Braff lança, em Ribeirão, romance inspirado em tragédia real

Menalton Braff lança, em Ribeirão, romance inspirado em tragédia real

Escritor recebe convidados na Biblioteca Padre Euclides neste sábado, 2/11

Depois do lançamento nacional do livro “Os olhos do meu pai”, em São Paulo, o premiado Menalton Braff recebe amigos em sessão de autógrafos na Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, neste sábado, 2 de dezembro, das 10h às 13h.

O romance, pela editora Reformatório, é o 30º do escritor gaúcho que há alguns anos vive em Serrana, município próximo a Ribeirão Preto. Ao ser perguntado, Menalton diz que começou a escrever o novo livro desde que nasceu. “Quando alguém cria alguma coisa, isso não é resultado de um momento determinado; o modo de criação é resultado de toda uma vivência”. 

“Os olhos do meu pai” tem elementos da obra de Sigmund Freud e é inspirado em fatos reais. O escritor esteve, quando criança, no local onde aconteceu uma tragédia e as lembranças que guardou sobre o caso foram trabalhadas na construção do novo romance. 

Menalton é vencedor dos prêmios Jabuti, com o livro de contos “À sombra do Cipreste” (2000), e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, com o romance “Além do Rio dos Sinos” (2020). Conquistou o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com “Castelo de Areia” (2016), além de inúmeras classificações como finalista e semifinalista de importantes premiações literárias.

O jornalista, escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho assina a orelha do livro: Esta é uma narrativa em vários tempos e em várias vozes. Falam mais alto um narrador que tudo vê e o protagonista que tudo vive — duas histórias dentro da mesma história, paralelas, tangentes, complementares. Tão profunda uma quanto a outra, enfeitadas da mesma enorme dimensão emocional. Afinal — e a escolha talvez explique muitas coisas dentro da história —, o nome Venâncio, em latim, significa “o que caça”.

Menalton Braff

O escritor mantém uma rotina bastante organizada de leituras e produção. Antes mesmo do lançamento de “Os olhos do meu pai”, Braff já começou a escrever o próximo romance. Além disso, tem uma agenda de criação de textos para as “séries” que gosta de publicar durante a semana na sua página no Facebook. Dentre as “séries” há “Resenhas”, “Mini contos”, “Cantigas de amigo”, “O romance no Brasil” e “Terreno baldio” – nesta ele publica de tudo um pouco, daí o título.

Editora Reformatório

Uma das poucas editoras voltadas exclusivamente para a literatura brasileira contemporânea, a Reformatório surgiu em 2013. Em 2015 lançou o selo Pasavento, para publicações de livros de não-ficção. São 212 livros publicados, de 175 autores diferentes. A editora conquistou dois Prêmio São Paulo de Literatura (2016 e 2018) e três Prêmio da Biblioteca Nacional (2020, 2021 e 2022). Desde 2015, tem um ou mais títulos finalistas nos maiores prêmios da literatura brasileira. 50% do catálogo é formado por autores estreantes. Tem três obras com direitos vendidos para outros países/línguas, com livros publicados nos EUA e Líbano. Parceira do Festival MIX Brasil, promove o Prêmio Caio Fernando Abreu, uma vez por ano, que tem como premiação a publicação da obra inédita vencedora de autor estreante com temática LGBTQIAP+. Agora, está iniciando a publicação de livros de autores contemporâneos dos países de língua portuguesa.

AGENDA

Lançamento do livro “Os olhos do meu pai” de Menalton Braff

Quando: 2/12, sábado, 10h às 13h

Onde: Biblioteca Padre Euclides, Rua Visconde de Inhaúma 490, 1º andar, Centro, Ribeirão Preto

Receba Novidades