No Brasil, 612,9 mil acidentes de trabalho foram notificados em 2022, último ano do levantamento realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Dentre as principais causas de acidente está a falta do Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuja gestão de entrega é uma das questões mais sensíveis para empresas em todo o país.
“A identificação do funcionário garante segurança jurídica para a empresa e compromete o colaborador com o uso do equipamento”, analisa Dimas Fausto, presidente da Dimastec, empresa de tecnologia que acaba de lançar um novo módulo no DT Faceum, plataforma de gestão de Recursos Humanos por meio de marcação de ponto on-line e à distância. A nova função permite que empresas registrem a entrega de EPIs com identificação facial e assinatura digital.
“Esse tipo de documentação tem de ser preservada por cinco anos. Além da segurança jurídica, esse aplicativo também proporciona economia de espaço e tempo, mantendo a integridade e a confidencialidade dos dados”, detalha Dimas.
O advogado trabalhista Alessandro Oliveira observa que, dentre as dificuldades enfrentadas por empresas, controlar a entrega de EPIs é das mais estratégicas. “Para a segurança do trabalhador e da empresa”, opina. Ele chama a atenção para o fato de que o aumento de passivos trabalhistas compromete o caixa das empresas e a credibilidade dos negócios.
Como funciona
O sistema de identificação facial do DT Faceum emite certificação digital – com data, horário e geolocalização do procedimento. Esse conjunto de informações gera uma assinatura eletrônica, homologada pelo ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, organismo de composição mista (pública e privada) criado pela Medida Provisória 2.200-2 com o intuito de viabilizar a emissão de certificados digitais.
Sobre a Dimastec
A Dimastec é pioneira em desenvolver tecnologias de gestão de pessoas no Brasil. Há 33 anos no mercado, atende três mil empresas em todo o país com um banco de dados que armazena mais de 300 mil faces cadastradas e registra mais de 1,2 milhões de marcações de ponto diariamente.
As soluções DTFaceum e Saturno expuseram nova possibilidade de gestão de pessoas ao setor de Recursos Humanos, atendendo à necessidade de controle de presença à distância ou presencialmente.