O que Acontece

Filme “Volta à Casa Paterna” tem lançamento e única exibição em Ribeirão Preto

A Biblioteca Padre Euclides marca a reabertura de suas atividades presenciais com o lançamento do filme “Volta à Casa Paterna”, dia 14/10, quinta-feira, às 20h. Será a única exibição na cidade e contará com o lançamento do livro homônimo, que traz o making off e outras curiosidades sobre as gravações.

Inteiramente captado pela câmera de um aparelho celular iPhone 11 Pro, o filme foi rodado em três semanas, em novembro de 2019, quando o embaixador Lauro Moreira e o jornalista e cineasta Alberto Araújo percorreram 15 localidades em diferentes regiões de Portugal. Os poemas escritos anteriormente por Alberto Araújo serviram de base para o roteiro.

A película apresenta a volta a um passado que segue vivo e fortemente presente na memória afetiva de cada brasileiro. Para seus realizadores, “Volta à Casa Paterna” é de certo modo um road-movie, “um filme de estrada e, ao mesmo tempo, um ensaio poético, que percorre e evoca os caminhos da história, da geografia, de sítios e monumentos nacionais, enfim do riquíssimo patrimônio cultural da terra de nossos antepassados. Decorridos quinhentos anos da chegada das caravelas de Cabral, a alma brasileira cruza o Atlântico em um pássaro-caravela, visita o berço do seu berço e expressa sua emoção em imagens e versos de tocante beleza”. 

O filme foi finalizado pela produtora Fata Morgana, de Alberto Araújo, com narração dos poemas por Lauro Moreira. edição de Alberto Araújo, com finalização de Rodrigo Martins, arte final de Júlio Kinan e trilha sonora de Jodson Sousa.

Curiosidades
Um filme rodado com o menor número de pessoas na equipe: Alberto Araújo, nas funções de roteirista, produtor, fotógrafo e editor, e Lauro Moreira, como coprodutor,  narrador e único ator.

As fotos realizadas durante a viagem foram adicionadas aos poemas, compondo o livro “Volta à Casa Paterna”, lançado no Brasil e em Portugal pela editora Chiado.

O trailer pode ser visto neste link: https://bit.ly/VoltaACasaPaterna  

Lauro Moreira
Assumiu postos diplomáticos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa. Gravou vários CDs e DVDs em que interpreta poemas de escritores e poetas de língua portuguesa, tem expressiva atuação no universo cultural, participou como ator no longa-metragem de Alberto Araújo “Vazio Coração”, com Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, foi o criador e diretor do Grupo Solo Brasil, criado em 1999, que apresentou em 20 países o espetáculo ‘Uma Viagem através da Música do Brasil”. Em 2009, recebeu em Portugal o título de Personalidade Lusófona do Ano. Coroando sua carreira a serviço da diplomacia brasileira, no posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), recebeu em 2011, da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, a mais alta distinção da CPLP, pelos serviços prestados à causa da lusofonia.

Alberto Araújo
É mineiro de Coromandel. Nos anos 1980 conquistou prêmios em festivais unindo poesia com imagem em produções de vídeo. Nos anos 1990, em Goiânia, produziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera, afiliada Rede Globo (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”. Em 2009, lançou o livro Alma Transgênica. Mais tarde, lançou o livro Alma Lusitana. Em 2013, escreveu e dirigiu o longa-metragem Vazio Coração, melhor filme e melhor ator, para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal (RN). Em 2017, lançou o romance O Intervalo do Vagalume, disponível na Amazon. No mesmo ano, criou e produziu a página Meu Olhar, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018, recebeu em Lisboa o Prêmio Gala da Lusofonia na área de cinema. Em 2019, escreveu e dirigiu o filme Volta à Casa Paterna. Em 2020, lançou no YouTube o canal Destino Futebol Clube. Alberto Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia-GO.

AGENDA
Lançamento do livro e longa-metragem
Volta à casa Paterna”
Data
: 14/10 – 5ª feira
Horário: 20h

Local: Auditório da Biblioteca Padre Euclides – R: Visc. de Inhaúma 490, 1° andar, Centro, Ribeirão Preto
Inscrição pelo whatsapp 16 36100676
OBS: evento limitado a 50 pessoas com inscrição antecipada

Receba Novidades