O que Acontece

Festival Nelson Rodrigues tem 3 oficinas, espetáculo e leitura dramática neste final de semana

Festival Nelson Rodrigues tem 3 oficinas, espetáculo e leitura dramática neste final de semana

Terceiro, quarto e quinto dia de programação do Festival

Neste dia 28 de junho, sexta-feira, o 2º Festival Nelson Rodrigues será palco para o espetáculo Sonho de um homem ridículo, realizado pela Cia Thauma, na Arena Porão, às 20h. No dia 29, sábado, o Festival tem a grade cheia, com três apresentações. Às 9h, com a oficina Arcano: O trabalho com arquétipos para desenvolvimento de repertório na criação de personagens, que acontece no Divino Ato. Às 14h, a Divina Casa de Oficinas preparou mais uma oficina, Jogos Teatrais: dimensões físicas e psicológicas em Valsa nº6 de Nelson Rodrigues, no espaço EAI. Encerrando as atividades do sábado, às 20h, a leitura dramática de Sonias, realizada também pela Divina Casa de Oficinas, no EAI.

Sinopse Sonho de um homem ridículo
O conto “Sonho de um Homem Ridículo” foi escrito por Dostoiévski em 1877.  Conta a história de um homem que perdeu profundamente a vontade de viver e por isso, chega à conclusão de que a única forma de superar esse momento é o suicídio. Mas um encontro inesperado com uma criança que desesperadamente lhe pede ajuda para socorrer sua mãe que possivelmente estava passando mal em algum lugar próximo dali, poderá mudar essa ideia, que até o momento presente é muito evidente e concreta na mente desse “Homem Ridículo”.

Sinopse Arcano
A ligação entre o Tarot e Teatro é muito antiga e ao longo da história eles se encontraram muitas vezes, das ilustrações de Pamela Smith aos estudos de Carl Jung, que já se debruçaram sobre os arquétipos. A proposta do trabalho com os arquétipos nessa oficina é sempre a de expandir o repertório expressivo e corporal do ator, dinamizando assim seus processos de criação e criando uma linha de compreensão pela qual o ator se conectará mais profundamente a sua personagem, tornando mais real sua interpretação.

Sinopse Jogos Teatrais
Ministrada pela mestra das Artes, Bolinha Monteiro, esta oficina oferece uma experiência única, onde exploraremos os aspectos físicos e psicológicos presentes na obra “Valsa nº 6”, um dos textos mais enigmáticos do dramaturgo brasileiro. Durante a oficina, os participantes serão conduzidos por uma série de jogos teatrais e exercícios práticos que visam decifrar as complexidades emocionais e as sutilezas corporais da única personagem da peça, Sônia. A partir de técnicas de improvisação, criação e análise de texto, trabalharemos juntos para trazer à tona as tensões que permeiam a trama. Além de desenvolver habilidades interpretativas, esta oficina proporciona um entendimento mais profundo sobre a obra. 

Sinopse Sonias
Um rosto me acompanha… Que lugar é este? Vozes caminhando no ar… Sônia? Quem é Sônia? Essa música…essa música…parem com essa música! Já disse pra parar com essa música! Quem sou eu? Quem são vocês? Não me olhem, pois eu mesma não me vejo. Ela foi ferida com um punhal nas costas. Mas, quem foi ferida? Não me olhem! Não me olhem, pois eu só vejo pedaços de mim mesma por toda parte! 
Quantas partes… Quantas Sônia’s… Sônia! Sônia! MATASTE SÔNIAS!!

Sobre o Festival de Teatro Nelson Rodrigues
A primeira edição do festival aconteceu em Ribeirão Preto em 2022, com a participação de duas companhias de teatro e público de mais de 1.500 pessoas em 22 dias de programação. Neste ano, o Festival tem o fomento do Edital Cultura em Ação do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto e é parte da programação oficial de aniversário da cidade.

SERVIÇO
2º Festival Nelson Rodrigues
Quando: 26 de junho a 7 de julho

Sonho de um homem ridículo
Data: 28 de junho
Hora: 20h
Onde: Arena Porão – R. 21 de Abril, 375
Entrada: gratuita

Arcano
Data: 29 de junho
Hora: 9h
Onde: Divino Ato – R. Angélica, 79
Entrada: gratuita

Jogos Teatrais
Data: 29 de junho
Hora: 14h
Onde: EAI – R. Pinheiro Machado, 1007
Entrada: gratuita

Sônias
Data: 29 de junho
Hora: 20h
Onde: EAI – R. Pinheiro Machado, 1007
Entrada: gratuita

A poética RodrigueanaData: 30 de junho
Hora: 10h
Onde: Divino Ato – R. Angélica, 79
Entrada: gratuita

Receba Novidades