A hanseníase é o foco da campanha “Janeiro Roxo: Todos contra a Hanseníase”, da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. O último domingo do mês é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase que, neste ano, será comemorado em 29 de janeiro.
Na data, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o MORHAN-Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, a EERP USP-Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e SBH, promoverá uma ação de conscientização sobre a doença durante o 29º Encontro Nacional de Folia de Reis. O encontro ocorre a partir das 9h do dia 29/1, na praça José Rossi, na Vila Virgínia.
Profissionais da saúde, estudantes e voluntários estarão no encontro esclarecendo a população sobre a hanseníase, com distribuição de panfletos e orientações sobre a doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa de lenta evolução causada por um bacilo. Ela afeta principalmente os nervos periféricos e a pele, podendo gerar sensação de formigamentos, dor nos nervos, perda de sensibilidade, perda de força muscular e manchas na pele. Pessoas com suspeita da doença podem procurar qualquer unidade municipal de saúde para esclarecimentos e avaliação.
A hanseníase tem cura e seu tratamento é feito com antibióticos disponíveis gratuitamente pelo SUS.