O que Acontece

Editoras abrem Casa Pagã na Flip 2023

Editoras independentes, lançam programação especial paralela à feira e uma campanha criativa de financiamento da empreitada com benefícios exclusivos aos colaboradores

Seis editoras parceiras fundam a Casa Pagã em Paraty e lançam uma programação cultural eclética e democrática durante a Flip2023. A iniciativa é das editoras Reformatório, Claraboia, Cousa, Fábrica de Cânones, Lote 42 e Mireveja, que farão uma agenda intensa de bate-papos, debates, oficinas, lançamentos de livros e uma feira permanente de venda dos livros, de 23 a 26/11.

“Somos um grupo de pequenas editoras especializadas e voltadas para literatura brasileira contemporânea, representamos nomes premiados e de sucesso no mercado editorial mais exigente, mas também temos como compromisso apresentar novos nomes, com um conteúdo importante para o público”, diz Marcelo Nocelli, da Reformatório. Para viabilizar a empreitada paralela à Flip, o grupo lançou uma campanha de financiamento coletivo com atrativos exclusivos para os colaboradores, como acesso a bate-papos, oficinas e aulões, em encontros on-line e presenciais antes do evento, em São Paulo e em Vitória. Outra surpresa para os colaboradores é o kit de livros de todas as editoras com ecobag da casa. O colaborador poderá escolher os benefícios que quer ganhar através do link da campanha de financiamento – benfeitoria.com/casapaga .

A Casa Pagã funcionará em um casarão localizado no centro histórico de Paraty, onde atualmente já funciona a galeria de arte e bar Matriz Cultural, fundada em 2021 para ser um ponto de encontro democrático para fortalecimento da cultura local, que tem como bargirl e curadora, a artista canadense Sara Frisby. 

Além dos autores publicados pelas editoras parceiras da Casa Pagã, a agenda reserva uma série de encontros com convidados muito especiais que serão anunciados ao longo do mês de setembro. 

Durante a Flip, a casa funcionará com a agenda dos eventos literários das 9 às 21h. Na casa, fora as oficinas, todos os outros eventos terão entrada franca. Após esse horário, ficará aberto o bar café que servirá, inclusive, os drinks preparados por Sara, que também é sócia da Matriz Cultural.

As editoras
Claraboia:
especializada em obras de autoras brasileiras

Cousa: escritores brasileiros e estrangeiros

Fábrica de Cânones: literatura contemporânea, incluindo livros de ficção e não ficção

Lote 42: livros para um público geral de ficção e não ficção; em prosa e verso; com linguagem escrita, ilustrado e em quadrinhos

Mireveja: literatura, política, história, fotografia, direitos humanos, gastronomia, cultura

Reformatório: literatura brasileira contemporânea

Zé Celso

A Casa Pagã homenageará Zé Celso Martinez Corrêa. Figura maior do teatro brasileiro, sempre fez seu manifesto a favor da diversidade, dedicando-se à libertação artística e sexual, defendeu a arte e as pluralidades lutando contra todo e qualquer preconceito, fazendo do seu Teatro Oficina espaço de resistência e criatividade. As editoras justificam:

Só por tudo isso, já teríamos motivo de sobra para homenagear esta grande figura que nos deixou, de maneira inesperada, em 6 de julho deste ano. Mas a ligação de Zé Celso com Pagu, que passa também pelos ideais e pelo amor ao teatro e as artes, vai além. A primeira apresentação da trupe de Zé Celso fora da capital, com a peça ‘A incubadora’ aconteceu no Festival de Santos, em 1960, onde levou os principais prêmios e apresentou Zé Celso ao mundo. E uma das organizadoras era justamente Pagu. Sobre este episódio, Zé Celso contou:

“Havia um monte de aplausos. E a Pagu já estava muito bêbada, então, na premiação, ela montou em mim como se fosse um bicho preguiça, com aquele bafo de álcool, e não me soltou mais. Senti que ela me deu um passe naquele dia. Senti que, realmente, eu estava certo naquilo que tinha que fazer.”

E como nada é por acaso, tudo na vida é símbolo, Zé Celso fez sua última apresentação pública em Santos, no dia 11 de junho, no Festival que sucedeu o antigo que o havia lançado ao mundo e que perpetua até hoje a Festa de Pagu. E é esta festa, de vida e arte, com os passes de Pagu e Zé Celso, e com as bênçãos do Teatro Oficina, que a Casa Pagã pretende encarnar em Paraty.

Serviço
Casa Pagã na Flip2023
@casapagaflip2023
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 378 (Antiga rua da Cadeia) Centro Histórico
Data:
23 a 26/11
Horário:
9 às 21h
@editoraclaraboia @editoracousa @fabricadecanones @lote42 @mirevejaeditor @reformatorio

Receba Novidades