O que Acontece

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras alerta para importância de prevenção

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras alerta para importância de prevenção

Médico alerta sobre riscos de uso de receitas caseiras e desconhecimento sobre primeiros socorros

Desde 2009, 6 de junho é o Dia Nacional da Luta contra Queimaduras, data estabelecida pela Lei 12.026. As queimaduras são responsáveis por cerca de 1 milhão de acidentes a cada ano, segundo estimativas do SUS que também contabiliza perto de 2.500 mortes anuais no Brasil como consequência direta ou indireta das lesões.

O dermatologista Weber Soares Coelho, mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, lembra que as queimaduras e cicatrizes podem comprometer a mobilidade e até a funcionalidade de órgãos afetados e que as lesões muitas vezes são agravadas pelo uso de receitas caseiras e desconhecimento sobre primeiros socorros.

Segundo o médico, há um senso comum muito perigoso que é aplicar pó de café, manteiga e até creme dental sobre a área queimada. “É comum também as pessoas furarem as bolhas provocadas por queimaduras, porém bolhas são uma reação protetiva do organismo e não podem ser tocadas. Se a área queimada tiver algum tecido ou material grudado por causa do acidente, não é recomendado retirar, também é um risco tirar a pele que está secando, ela faz o papel de proteger o organismo”, explica. Esses erros aumentam o risco de contaminação, a demora na cicatrização e a possibilidade de aumento das marcas ou cicatrizes.

Algumas das causas mais comuns de queimaduras:

• Queimaduras térmicas: provocadas por contato com superfícies quentes, líquidos, vapores ou chamas, por exemplo.

• Queimaduras químicas: causadas pelo contato da pele com substâncias químicas corrosivas, como produtos de limpeza ou ácidos.

• Queimaduras elétricas: também muito comuns pelo contato com corrente elétrica sem proteção.

• Queimaduras por radiação: acontecem pela exposição a fontes radioativas, como raios-X ou radioterapia, sem a devida proteção.

• Queimaduras solares: provocadas pela exposição excessiva ao sol agravada pela falta de proteção adequada, como protetor solar, óculos e roupas.

O Dia Nacional da Luta contra Queimaduras objetiva conscientizar a sociedade sobre riscos das queimaduras, prevenção e adoção de medidas de segurança. A data serve como alerta para que as pessoas estejam atentas aos perigos e saibam como agir em caso de acidentes que podem destruir parcial ou totalmente a pele.

Gravidade

“Há também diferentes graus de queimadura, determinados conforme extensão e profundidade das lesões”, alerta o médico. A classificação mais comum é:

Queimaduras de primeiro grau: mais leve, atinge a camada mais externa da pele e o paciente pode ter vermelhidão ou inchaço.

Queimaduras de segundo grau: são as que afetam a camada intermediária da pele e podem provocar também bolhas e dores.

Queimaduras de terceiro grau: são graves, sempre deixam cicatrizes porque lesionam todas as camadas da pele, chegando a tecidos mais profundos, e a pessoa pode não sentir dor devido à destruição dos nervos, daí a necessidade de atendimento médico imediato.

Receba Novidades