Em todas as carreiras, a transição da faculdade para o mercado é desafiadora. “Vamos oferecer o passo-a-passo para iniciar a carreira, com foco nos registros profissionais e aprovação de projetos”, explica Tercia Oliveira, arquiteta e urbanista que atua como professora e coordenadora de cursos há cerca de 20 anos. Ela é uma das fundadoras do Instituto Rudá que acaba de lançar o curso “Me formei, e aí?”, voltado para arquitetos e urbanistas em formação ou recém-formados.
O Brasil tem mais de 220 mil arquitetos e urbanistas em atividade, segundo o CAU-Brasil (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Apesar de este ser um mercado aquecido – em 2021, mais de 60% dos egressos conseguiram se colocar no mercado de trabalho – começar ainda é um desafio para boa parte dos recém-formados. “As primeiras decisões podem determinar o sucesso ou não de uma carreira”, garante a arquiteta e urbanista Carol Mano.
“Nós vamos ensinar como começar de forma segura, evitando erros que podem custar caro. A proposta é transformar recém-formados em profissionais preparados para os desafios reais do mercado”, garante Tércia.
Entre os tópicos abordados estão:
O curso será ministrado pelo Instituto Rudá, que tem a missão de impulsionar o conhecimento e preparar arquitetos e urbanistas para o mundo real. Os participantes aprenderão com profissionais experientes, que já passaram pelos mesmos desafios e sabem exatamente o que funciona, como a própria Tercia e Carol Mano, que têm mestrado e doutorado na área e atuam no mercado da arquitetura e urbanismo há mais de uma década.
O “Me formei, e aí?” acontecerá no dia 9 de abril, às 19h, na AEAARP (Rua Clemente Ferreira, 330). Associados e estudantes têm 50% de desconto.
Sobre o Instituto Rudá O Instituto Rudá é um organismo da sociedade civil, na área de ensino, dedicada a arquitetos e urbanistas e áreas afins, oferecendo cursos e capacitações que vão além da teoria, preparando profissionais para os desafios do mercado.
Mais informações: @institutoruda