2,7 mil pessoas estão inscritas no evento que será realizado no dia 26 de setembro com programação gratuita para trabalhadores da construção civil e seus familiares
Uma programação que reúne atividades circenses, esportivas, recreativas e de convivência vai ocupar o Sesi de Ribeirão Preto no dia 26 de setembro. A cidade recebe a 16ª edição do ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família, que neste ano terá como tema “O Fascinante Mundo do Circo no ConstruSer”. A programação ocorre das 8h às 16h e inclui atrações para diferentes faixas etárias, com atividades na tenda principal, balneário, quadra de areia, dojô, quadras e demais espaços do Sesi.
Realizado pelo SindusCon-SP, em parceria com Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o ConstruSer acontece simultaneamente em dez cidades do Estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, a programação, exclusiva para trabalhadores da indústria da construção e seus familiares, foi organizada para combinar atividades esportivas, culturais, de lazer, saúde e entretenimento ao longo de todo o dia. As inscrições já foram encerradas.
“O ConstruSer é um dia de confraternização, de estar com a família e de aproveitar momentos de lazer e descontração. É uma iniciativa que valoriza o trabalhador e reconhece a importância de cada profissional para a construção civil. É um evento aguardado pelos trabalhadores e também pelas empresas, que participam e contribuem para que esse momento aconteça”, afirma Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP.
“Em Ribeirão Preto, teremos uma programação diversificada, com esporte, cultura, saúde e lazer, para que os participantes possam aproveitar o dia juntos e em diferentes atividades”, acrescenta Fernando Junqueira, diretor regional do SindusCon-SP.
A programação começa às 8h, com a abertura dos portões e a entrega do kit-lanche. Na tenda principal, a abertura oficial está marcada para as 9h. Ao longo do dia, o público poderá participar de atividades circenses, assistir a apresentações e acompanhar o encerramento, previsto para as 16h. O evento terá também atividades no balneário, nas quadras e em outros espaços do Sesi.
Programação
Tenda principal
* 8h – Abertura dos portões e entrega do kit-lanche
* 9h – Abertura do evento
* 10h – Oficina de escultura com balões
* 11h – Gincana circense
* 12h – Gincana circense
* 13h – Show Cabaré, mundo circo
* 14h – Samba de amor
* 16h – Sorteio de brindes e encerramento
Balneário
* 9h30 – Abertura do balneário
* 10h – Aula de hidroginástica
* 11h – Vivência esportiva de polo aquático
* 12h – Caça ao tesouro aquática
* 13h – Gincana aquática
* 14h – Hidrofunk
Quadra de areia
* 10h às 12h – Vivência de vôlei de areia
Dojô
* 10h – Oficina de portagem
* 11h30 – Oficina de cambalhota
Quadras Laís
* 9h30 às 15h – Brinquedos infláveis
* 10h às 12h – Vivência de basquete 3×3
Áreas do Sesi
* 8h às 11h – Tenda Saúde
* 9h30 às 15h – Sala de jogos
* 10h às 12h – Contação de história
* 10h às 13h – Distribuição de pipoca e algodão-doce
* 10h30 às 15h – Distribuição de espetos, refrigerantes e sorvete
* 11h às 12h – Cortejo Mandacaru
* 11h às 15h – Corte de cabelo
O ConstruSer foi criado pelo SindusCon-SP em 2008 com a proposta de promover a integração entre trabalhadores da construção civil e seus familiares por meio de atividades de lazer, cultura, saúde, educação, cidadania e convivência familiar. Até a edição de 2025, o evento havia reunido 402.228 trabalhadores e familiares, com 4.061.338 atendimentos gratuitos.
Em 2026, além de Ribeirão Preto, o ConstruSer será realizado em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Votorantim e Osasco.
A participação é gratuita para trabalhadores e familiares inscritos por empresas associadas ao SindusCon-SP e empresas contribuintes ao Seconci-SP.
Serviço
ConstruSer 2026 – 16º Encontro Estadual da Construção Civil em Família
Data: 26 de setembro de 2026
Horário: das 8h às 16h
Local: Sesi Ribeirão Preto
Endereço: Rua D. Luiz do Amaral Mousinho, 3465 – Castelo Branco, Ribeirão Preto
Tema: “O Fascinante Mundo do Circo no ConstruSer”
Realização: SindusCon-SP
Parcerias: Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP