Os trabalhadores da reciclagem querem aumentar a arrecadação de vidro nos próximos meses
No último dia 2 fevereiro, sexta-feira, a Cooperagir, cooperativa de reciclagem parceira da Civilidade nas Ruas, divulgou o balanço dos materiais coletados em janeiro de 2024 pela campanha. Ao total foram mais de seis toneladas e meia, 6.624 quilos. Dentre os resíduos arrecadados estão papel, papelão, vidro e plástico de garrafas pet e tampinhas. O papelão foi o material mais recolhido em janeiro com 2.920 quilos.
Para o mês de fevereiro a Cooperagir busca aumentar a quantidade de arrecadação em vidro. “Queremos focar no vidro neste mês, o material está com o preço em alta, o que contribui melhor para a renda dos recicladores”, explicou Kelly Cristina, coordenadora da Cooperagir.
“A campanha Civilidade nas Ruas é um círculo virtuoso, começando pelo envolvimento de cada cidadão, para que se responsabilize pelos resíduos que gera, e seguindo para a destinação correta de recicláveis, que deixam de poluir vias públicas, depois para a cooperativa, de lá são vendidos a indústrias de reciclagem, gerando renda a trabalhadores, e voltam ao mercado como bens de consumo, fechando o ciclo de forma sustentável”, diz o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, realizadora da campanha.
Civilidade nas Ruas
A campanha Civilidade nas Ruas, que foi idealizada pela AEAARP, existe desde 2019, com objetivo de estimular a população a destinar corretamente resíduos recicláveis que são enviados para empresas que reutilizam os materiais em processos de fabricação de novos produtos.
Um dos objetivos principais da campanha é também, além da reeducação da sociedade e limpeza das vias, uma participação ativa no apoio ao terceiro setor. A campanha recolhe também blisters (cartelas de comprimidos vazias) e a cada uma tonelada desse material a Civilidade nas Ruas ganha uma cadeira de rodas e destina para uma entidade beneficente.