Um dos pratos que conquistam cada vez mais adeptos também está no maior festival gastronômico do país – duas casas especializadas em burguer criaram menus exclusivos
A 11ª Ribeirão Preto Restaurant Week também tem opções com hambúrgueres para os paladares mais descolados. O prato não poderia faltar no maior festival gastronômico brasileiro, afinal, só em 2021, as vendas de hambúrguer cresceram 140% no Brasil, segundo dados da ABF-Associação Brasileira de Franchising.
Como já é tradição, o festival elege um tema para inspirar as criações dos chefs. Nesta segunda edição do ano, as casas elaboraram menus com o tema “Releituras – Do clássico à originalidade brasileira” que está presente nos pratos das duas casas participantes especializadas em hambúrgueres.
São elas: o BTT Burguer Jardim Botânico e o Santo Grau Burguer & Beer, que lançaram menus exclusivos para o festival que vai até 20 de novembro. Os menus da Restaurant Week têm preços fixos e contemplam entrada, prato principal e a sobremesa.
No BTT Burguer Jardim Botânico, o menu Restaurant Week tem como entrada as opções Batata crinkle ou Crinkle com cheddar, outras duas opções de prato principal que são Classic burger ou Cheddar burger, e duas sugestões de sobremesa que são a Torta cremosa de chocolate e sorvete de creme ou Cookies com ganache de avelã, para que o cliente escolha suas opções. As opões podem ser substituídas por vegetariano.
No Santo Grau Burguer & Beer, o menu exclusivo do festival tem como entrada o Tartelete de linguiça à moda (linguiça toscana sem pele salteada com azeitona e alcaparras servida na tartelete artesanal) ou a Bruschetta de tomate rústico (tomate tostado, queijo e manjericão servido na fatia de pão italiano), além do Burger Caprese (burger artesanal 150g, muçarela, molho de tomate rústico e manjericão no pão brioche) como prato principal, e para sobremesa o Crumble de morango ou Crumble de maçã, à escolha do cliente.
As duas casas oferecem o menu Restaurant Week no jantar e os pratos das 20 casas participantes podem ser acessados em www.restaurantweek.com.br – no site, o internauta encontra descrição de cada menu, horários de funcionamento e valores. O festival tem dois tipos de menus em Ribeirão Preto: o “tradicional” (R$49,90 no almoço e R$64,90 no jantar), feito com ingredientes já conhecidos e que não podem faltar em um bom menu; é aquele que “todo mundo gosta!”; e o menu “plus” (R$59,90 no almoço e R$74,90 no jantar) que traz aquela pitada de chef que deixa o prato sofisticado!
Em todas as suas edições no Brasil, a Restaurant Week elege uma entidade beneficente para receber o valor adicional e voluntário de R$2,00 que os clientes Restaurant Week pode doar na cota de cada menu consumido. Em Ribeirão Preto, a Associação Anjos da Rua foi a escolhida.
A entidade começou em 2016 com um grupo de voluntários que se reuniam para fazer marmitas para moradores de rua. Atualmente, entrega 500 marmitas todas as terças-feiras para moradores de rua na Avenida México, Avenida Brasil, Comunidade União, Comunidade da Caixa d´Água e Vilinha da Caramuru, e distribui mensalmente 150 cestas básicas para famílias necessitadas. Anjos da Rua é uma associação sem fins lucrativos, localizada à R. Salvador Cosso, 491, Jardim Irajá, em Ribeirão Preto. Mais informações em www.anjosdaruarp.com.br.
O hamburguer tem história
Em 1904, o mundo estava cheio de expectativas com o novo século. E os EUA foram palco de um grande acontecimento que reuniu mais de 60 países em um imenso pavilhão na cidade de St. Louis, no Missouri, para a Feira Mundial de St. Louis, que aconteceu de 30 de abril até 1º de dezembro daquele ano. Em meio a tantas novidades, um tal de hamburg steak foi apresentado aos americanos pela primeira vez. A carne moída entre duas fatias de pão já existia na Alemanha e os imigrantes embarcados no porto de Hamburgo ajudaram a apresentá-la ao mundo – daí o nome do prato.
Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 15 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.