Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, fará a abertura no dia 15 de fevereiro
A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (AEAARP), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), realizará, a partir de fevereiro, seis seminários com o tema Sustentabilidade na Indústria da Construção.
Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon – SP), em 2019 o setor teve alta de 2% após cinco anos em queda. O levantamento foi realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O engenheiro Mario Pascarelli Filho, coordenador dos seminários, argumenta que, para além do impacto direto no meio ambiente, o investimento em ações sustentáveis reverbera no comportamento do consumidor. “Por sua vez, consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às empresas”, fala.
O cenário, portanto, exige novas abordagens, desde o projeto até a comercialização de um empreendimento. “Sustentabilidade significa economia em um canteiro de obras e no cotidiano de uso de um imóvel. Quer dizer, do empreendedor ao futuro do planeta, todos ganham”, observa o engenheiro Giulio Prado, presidente da AEAARP.
Programação
O primeiro módulo dos Seminários acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 8h30, com o tema Introdução à Sustentabilidade na Indústria da Construção, conduzido pelo engenheiro Mario Pascarelli Filho.
Mario é engenheiro mecânico, especializado em Administração de Empresas. É coordenador dos cursos de pós-graduação em Gerente de Cidade e do MBA Empresarial da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem experiência na área de políticas públicas, economia e avaliação de investimentos.
Às 14h30 do mesmo dia o engenheiro Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, fará a abertura solene.
Os seminários são destinados aos profissionais, empresários do setor da construção e demais interessados nos temas. Para associados da AEAARP a taxa única é de R$50,00; para não associados são R$100,00 por seminário. As vagas são limitadas. O formulário de inscrição está disponível no portal www.AEAARP.org.br.
Agenda
15 de fevereiro
Introdução à Sustentabilidade na Indústria da Construção
Mario Pascarelli Filho
29 de fevereiro e 14 de março
Legislação Ambiental e a Indústria da Construção
Samanta Pineda
28 de março, 18 de abril e 9 de maio
Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Urbano Sustentável
Gil Kuchembuck Scatena
23 de maio
Implantação Urbanística Sustentável
Gil Kuchembuck Scatena
6 de junho
Planejamento para Gestão de Impactos Oriundos da Indústria da Construção
Gil Kuchembuck Scatena
20 de junho e 4 de julho
Planejamento para Gerenciamento de Resíduos da Indústria da Construção
Mario Pascarelli Filho