A campanha foi desenvolvida pela Texto & Cia para o cliente Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e lançada em 2015, em Ribeirão Preto (SP). O Brasil é o 2° país no ranking mundial da hanseníase – fica atrás apenas da Índia – e concentra 90% dos casos diagnosticados nas Américas. Por ano, são cerca de 30 mil novos casos no país. Segundo a SBH, a falta de informação e o preconceito são os grandes vilões responsáveis pelo cenário da doença no Brasil.
Público
A campanha Todos Contra a Hanseníase é dirigida à comunidade em geral – adultos e crianças – com foco em vários públicos de interesse:
▪ Estudantes
▪ Educadores
▪ Voluntários virtuais
▪ Pais
▪ Empresas
▪ Demais organizações da sociedade civil: ongs, associações, sindicatos etc.
Mascote
O mascote da campanha chama-se Profi. O nome foi inspirado no filme O Pequeno Traidor, de 1900, do diretor Lynn Roth com os atores Alfred Molina e Ido Port, este no papel de Profi.
A campanha tem cartilha educativa, mascote (que pode visitar escolas e entidades parceiras para divulgar a campanha), certificado de Parceiro da Sociedade Brasileira de Hansenologia para a Campanha Todos Contra a Hanseníase (para empresas/entidades/pessoas físicas que queiram aderir à campanha), vídeo (para exibição em aulas, TVs, sites), spot (áudio para rádio).
Como pode ser a adesão à campanha?
As empresas, organizações em geral e pessoas físicas podem participar institucionalmente, divulgando a campanha em seus ambientes.
Como o patrocinador aparece?
▪ Nome, logomarca, fotos de todos os patrocinadores entram na fan page da SBH no Facebook e nas peças que patrocinar. A empresa recebe certificado da SBH que pode ser utilizado ou divulgado livremente e é mencionada em press releases divulgados pela assessoria de imprensa da campanha.
Objetivos
▪ Alertar a sociedade civil para que tenha conhecimento sobre a doença.
▪ Informar educadores para que possam trabalhar o conteúdo nas aulas.
▪ Alertar a população contra o preconceito.