Campanha desenvolvida para a Associação de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Aeaarp), cliente da Texto & Cia Comunicação, desde 2008. A Campanha foi lançada para a imprensa no dia 22/10/2019.
A campanha tem caráter educativo, de informação e alerta à população sobre:
PÚBLICOS DE INTERESSE
São vários os públicos de interesse da campanha:
HISTÓRICO
A Campanha Civilidade nas Ruas foi lançada em 1997 pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), Núcleo Ribeirão Preto. O objetivo do movimento era incentivar a população a manter a cidade limpa, não jogar lixo nas áreas públicas.
A iniciativa teve amplo apoio de empresas, ONGs, Polícia Militar, entidades de classe, clubes de serviços etc. Na época, foi adotado o slogan “Eu estou mantendo a cidade limpa, e você?”.
ARGUMENTOS
OBJETIVO
O movimento compartilha informações úteis aos vários públicos de interesse através de debates, paradas ecológicas, palestras, exposições, divulgação em redes sociais, imprensa etc.
Para isso, a campanha tem parceria com várias iniciativas de valor já desenvolvidas em Ribeirão Preto por ONGs, cidadãos voluntários, associações, grupos etc.
O papel da AEAARP é o de convergir para um mesmo ambiente todas as boas iniciativas existentes na cidade em relação à conscientização, destinação de resíduos, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.
A Campanha Civilidade nas Ruas quer contribuir para provocar reflexões sobre o uso dos recursos naturais e do espaço urbano, além de despertar para atitudes sustentáveis.
DIA DA CIVILIDADE
O Dia da Civilidade foi realizado na primeira edição da Campanha Civilidade nas Ruas nos anos 1990. É um dia de conscientização com ações lúdicas em praças, parques etc.
MARCHINHA DA CIVILIDADE
A Marchinha da Civilidade tem caráter educativo e lúdico e visa informar e alertar à população sobre a responsabilidade de cada um em manter a cidade limpa e sobre o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos. Com letra da jornalista Blanche Amancio e refrão de Gabriel Dalalio, da Casinha Azul, a Marchinha da Civilidade será apresentada em um ato pela civilidade em espaço público.
Mais civilidade | Em casa e na rua | É mais felicidade | Não é mundo da lua
Aprenda o que é lixo | Separe o reciclável | E vamos cultivar | Um mundo sustentável
Antes de comprar | Saiba se vai usar | O que é desnecessário | Não deve ir pro armário
Refrão
Preste atenção | Na voz do coração | Há civilidade | Nas ruas da cidade
Preste atenção | Na nova geração | Mais civilidade | Responsabilidade
REDES SOCIAIS
As redes são usadas como forma de conscientizar a população no descarte correto de materiais, com posts temáticos sobre o assunto. Essas divulgações facilita a identificação do internauta para ações da campanha e, mais ainda, para cada tema que a campanha apresentará.
Por exemplo:
DEBATE E MINI-PALESTRAS
A campanha promove debates e mini-palestras com caráter educativo dentro do tema Civilidade nas Ruas convidando autoridades, especialistas,entidades da cidade, imprensa, ou seja, organizações parceiras da cidade que atuam nas áreas de sustentabilidade, inovação, educação ambiental e em projetos de coleta ou reciclagem.