Agenda da primeira etapa do projeto contempla contação de histórias e workshops de teatro lambe-lambe
Atividades culturais do teatro lambe-lambe são a porta de entrada para a primeira parte do projeto cultural “De Olho nos ODS” que mostrará o mundo criativo e sustentável do teatro lambe-lambe em sessões especiais de contação de histórias com bonecos e fantoches para crianças e workshop gratuito para público adulto sobre a teoria e experimentação do teatro lambe-lambe.
O workshop tem como objetivo promover a popularização e o fortalecimento do teatro lambe-lambe como ferramenta artística, em que os participantes aprenderão construir desde o espaço cênico em que a história se desenrola, até os personagens, refletindo as suas escolhas, gostos, emoções, conhecimentos e habilidades. Uma experiência de inventividade, arte e educação.
O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, produzidopela produtora Lampejos Produções Artísticas, responsável pelo lançamento nas cidades contempladas em Santa Catarina, no período de 24 a 28 de setembro, impactando em torno de 1.100 pessoas. Na segunda etapa do projeto, prevista para de 2025, as cidades receberão a Exposição De Olho nos ODS, que foca na sensibilização da população para o conteúdo da Agenda 2030 em conteúdo traduzido para o teatro lambe-lambe sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto conta com o patrocínio da empresa ENERCAN, que através do Programa de Sustentabilidade e Investimento Social, contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, apoiando ações e projetos nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, cultura, crianças e adolescentes, educação, terceira idade e agregação de renda. “A ENERCAN é uma empresa que se preocupa em contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, por isso, patrocinar projetos culturais alinhados com os ODS é uma das maneiras mais eficazes de apoiar a sustentabilidade e promover um impacto positivo em várias áreas. Além de divulgar as ações necessárias para o alcance dos objetivos globais, isso fortalece conscientização ambiental através da arte e cultura e promove um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todos”, comenta Zulmar Melo da Silva, analista de Meio Ambiente da ENERCAN.
Segundo a produtora Eliana Manzan, “o propósito do projeto é dialogar com alunos, professores e comunidade local, apresentando atividades ligadas à propagação e engajamento de todos em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto busca contribuir através da arte e da cultura com o tema do meio-ambiente, tão atual e urgente, considerando também que o Brasil vai sediar a COP 30 Mudança de Clima que será realizada em 2025”.
Sessão de contação de histórias
No evento de lançamento do projeto, as crianças serão convidadas a descobrir qual é o segredo da felicidade, guardado bem no fundo da caixa. Durante a história, as crianças recebem a ajuda de diversos personagens no papel de “amigos bichos”, enquanto a curiosidade vai tomando conta de todos, até que o tal segredo é revelado na última caixa de teatro lambe-lambe. “Com certeza, é através do contador de histórias que crianças e os adultos estreitam as relações afetivas, cognitivas e fortalecem valores socioculturais. Queremos levar uma dinâmica divertida e criativa que envolve as crianças enquanto trabalha os temas relacionados ao meio ambiente.”, diz José Robson, diretor da Cia ArtePalco de Contadores de Histórias.
Sobre o Lambe-Lambe
O teatro lambe-lambe, estética genuinamente brasileira, que aparece ao público na década de 1980, na cidade de Salvador (BA), inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe, é a ferramenta de linguagem escolhida para apresentar o universo dos ODS, e a linha central do processo criativo das atividades do projeto como um todo. A instrutora do workshop, Maria Danielle Oliveira, é professora e artista popular comenta que gosta de trabalhar desenvolvendo estratégias educacionais que fomentam a participação de todos que desejam experimentar, criar e vivenciar a arte e a educação.
Sobre o projeto
O projeto “De Olho nos ODS” é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, produzido pela Lampejos Produções Artísticas e com patrocínio da empresa ENERCAN. Todas as atividades são gratuitas e de classificação livre.
Sobre a Lampejos Produções Artísticas
Lampejos Produções Artísticas é uma produtora cultural comprometida em promover a inclusão social por meio de projetos culturais com foco em ações de responsabilidade social e democratização da cultura. @lampejosproducoesartisticas
Sobre a Cia ArtePalco
A Cia ArtePalco de Contadores de Histórias, juntamente com a Lúdico Gestão de Pessoas, mantém o CEPNHSP (Centro de Estudos e Pesquisa de Narração de Histórias de São Paulo), um espaço para a imersão nas técnicas de contação de histórias na educação infantil, oficinas, cursos presenciais e online. As oficinas são muito procuradas devido à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) visando ao desenvolvimento de projetos nas instituições de ensino.
Sobre a ENERCAN
A ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela operação, manutenção e administração da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Canoas, entre as cidades de Campos Novos e Celso Ramos. Seu reservatório abrange também os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista, todos no estado de Santa Catarina. Com potência instalada de 880 MW e um reservatório com uma área de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada.
Serviço
Sessões de contação de histórias Data: 24 a 27 de setembro
Local: Escolas da rede pública de ensino das cidades de Campos Novos e Abdon Batista
Workshop Teoria e Experimentação do teatro lambe-lambe: 28 de setembro
Local: Biblioteca Pública Municipal Luiz Henrique da Silveira – R. Cel. Farrapo, 1045 – Centro, Campos Novos- SC
Horário: 9h às 11h30
Local: Centro Multiuso Santin Palavro Jr. – R. Cristiano Bôrtoli, s/n, Centro, Abdon Batista
Horário: 13h30 às 16h