Projeto social é o vencedor do Prêmio PNBE de Cidadania
Cerca de 350 alunos do projeto Tocando a Vida, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, se apresentam nesta terça-feira, 14, no Theatro Pedro II, com entrada gratuita. Segundo a coordenadora geral do projeto, Cristina Modé Angelotti, esta é uma oportunidade importante para famílias, crianças e jovens conhecerem essa iniciativa. “Trata-se de um projeto educativo que oferece aulas gratuitas de música com excelentes profissionais abrindo inúmeras possibilidades aos alunos, auxiliando no desenvolvimento escolar, na socialização e oferecendo a oportunidade – não apenas para os alunos, mas para as famílias – de conhecerem o universo da música de orquestra”, diz.
O Tocando a Vida acaba de ser reconhecido, por unanimidade, com o Prêmio PNBE de Cidadania, na categoria Empresa/Entidade Cidadã, com Foco em Educação. A premiação tem abrangência nacional e o júri avaliou o propósito, abrangência e consistência das ações e resultados do projeto, que proporciona inclusão sociocultural através de aulas gratuitas de música para crianças e jovens das regiões menos favorecidas de Ribeirão Preto.
O projeto Tocando a Vida tem quatro núcleos em bairros periféricos da cidade onde são ministradas aulas gratuitas de teoria musical, canto coral e instrumentos musicais. Muitos jovens do projeto seguem carreira acadêmica na área, outros ingressam na orquestra. Até setembro deste ano o projeto tinha 540 alunos matriculados. Muitos deles, nunca tiveram a oportunidade de assistir a um concerto de orquestra antes.
A diretoria da Sinfônica de Ribeirão Preto anuncia a abertura de mais cinco novos núcleos de aulas para o ano letivo de 2024. “Nosso objetivo é não apenas ampliar o número de alunos, mas fazer cumprir o papel social da Orquestra Sinfônica que vai além dos concertos e óperas, eventos que fazem história na cidade. Nossa orquestra também é um poderoso instrumento de responsabilidade social”, comenta Silvio Contart, presidente da Sinfônica.
Programa
Alunos de prática de orquestra | Professor Reginaldo Nascimento
Frère Jacques (anônimo)
Tema do 2º movimento da Sinfonia “Novo Mundo” (Dvorák)
Alunos de de Flauta Doce | Professor Moisés Prestia
The Lion Sleeps Tonight (Campbell-Linda)
Anunciação (A. Valença)
Caçador de mim (M. Nascimento)
Alunos de violão e violoncelo | Professor Raphael Heiji
Fly me to the moon (Basie/Sinatra)
La Bela Luna (Paralamas do Sucesso)
Alunos de Cordas | Professores Raphael Heiji, Ivan Rodrigues, Adriel Vieira e Vinícius Porfírio
Borboleta no Quintal (José Márcio Galvão)
Brilha, brilha, estrelinha (Suzuki)
Tema da 9ª Sinfonia (Beethoven)
Alunos de Canto Coral | Professores Luiz Paulo, Eula Hallak e Manoela Carrijo
Estão Voltando as Flores (P. Soledade)
Alecrim Dourado (Folclore Brasileiro)
Sapo Jururu (Folclore Brasileiro)
Ciranda Cirandinha (Folclore Brasileiro)
Banaha (Folclore da República Democrática do Congo)
Encerramento
Asa Branca (L. Gonzaga)
Ponto de Vista (J. Cavalcanti)
Regência
Maestro Reginaldo Nascimento
Esta apresentação é oferecida pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Associação Musical de Ribeirão Preto.