No próximo fim de semana, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta dois concertos
Com regência de Reginaldo Nascimento, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto faz duas apresentações neste fim de semana: a série Concertos Internacionais, dia 16, e a série Juventude tem Concerto, dia 17, ambas no Theatro Pedro II e com entrada gratuita.
No sábado,16, às 19h30, o concerto contará com solos do violoncelista Rafael Cesário. No programa, Concerto para Violoncelo, de Antonín Dvořák, e Suite Pelléas et Mélisande, de Gabriel Fauré.
Programa
Antonín Dvořák (1841-1904) – Concerto para Violoncelo (Op.104) (40’00)
1. Allegro
2. Adagio ma non tropo
3. Finale. Allegro moderato
Gabriel Fauré (1845-1924) – Suite Pelléas et Mélisande (Op.80) (20’00)
1 – Prélude (Quasi adagio)
2 – Fileuse (Andantino quasi Allegretto)
3 – Sicilienne (Allegretto molto moderato)
4 – Mort de Mélisande (Molto Adagio)
No próximo domingo, 17, às 10h30, acontece o tradicional Juventude tem Concerto, com solos do violinista Paulo Paschoal.
Programa
G. Fauré (1845-1924) – Suite Pelléas et Mélisande (Op.80) (20’00)
J. Williams (1932*) – A Lista de Schindler (5’30) Paulo Paschoal “solista”
C. Gardel (1890-1935) – arr: J. Williams (1932*) Por Una Cabeza (4’00) Paulo Paschoal “solista”
J. Williams (1932*) – Tema de Edwiges de Harry Potter e a Pedra Filosofal (4’30)
Ministério da Cultura, Associação Musical de Ribeirão Preto e Theatro Pedro II promovem estes concertos.
Reginaldo Nascimento
Maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, formado em Música pela USP Ribeirão Preto, atua como regente convidado na Europa e Estados Unidos, com destaque para Filarmônica de Murmansk, MAV Symphony, Radom Orkiestra Kameralna, Sonoma County Philarmonic e Lousiana Chamber Orchestra. No Brasil, participou da Orquestra Jovem do Estado. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito Carlos Gomes e faz parte das academias de Música de São Paulo e do Brasil. Também está à frente da Orquestra Jovem de Ribeirão Preto e da Orquestra Municipal de Barretos.
Rafael Cesário
Violoncelista e mestre pela USP, destaca-se por atuações como solista frente a orquestras renomadas, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e colaborações em festivais internacionais. Além de membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e leciona no Instituto Baccarelli e EMESP-Escola de Música do Estado de São Paulo.
Paulo Paschoal
Há 28 anos na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), ele também desempenhou papéis importantes em outras orquestras e atuou como professor no Instituto Baccarelli, focado na formação musical de jovens em regiões carentes. Além de suas contribuições para a música clássica, Paschoal colaborou com diversos cantores e artistas brasileiros de renome e continua a explorar novos projetos, incluindo apresentações voltadas para crianças, com o objetivo de difundir a música instrumental de qualidade em diferentes cenários e plateias.
Agenda
Concertos Internacionais – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Data: 16/9, sábado, 19h30
Local: Theatro Pedro II
Entrada: gratuita
Agenda
Juventude tem Concerto – Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Data: 17/9, domingo, 10h30
Local: Theatro Pedro II
Entrada: gratuita