Escritora sertanezina e cordelista recifense protagonizam atividades culturais que têm o folclore brasileiro como tema principal
Nos dias 15 e 18 de agosto – terça e sexta-feira da próxima semana – a Lampejos Produções Artísticas vai promover uma série de oficinas gratuitas no espaço A Fábrica.
No dia 15, às 8h30 e às 16 horas, a cordelista pernambucana Mariane Bigio vai ministrar as oficinas Literatura de cordel para professores e educadores e A arte de contar histórias.
No dia 18, Eliana Manzan lança o livro Memórias Brincantes com uma roda de conversas às 9h com a participação da ilustradora Semi Paterno. O livro será presenteado aos participantes durante o lançamento. Às 14h do dia 18, Mariane Bigio estará à frente da oficina “Contação de histórias”.
Todos os eventos são gratuitos e as inscrições para as oficinas podem ser feitas nos formulários disponíveis no Instagram @lampejosproducoesartisticas.
Mariane Bigio
Escritora, contadora de histórias, cantora e radialista, Mariane Bigio parte de Recife (PE) percorrendo o país com oficinas, espetáculos e rodas de conversa sobre educação, literatura e arte. Em 2007 lançou seu primeiro folheto de Cordel, “A Mãe que Pariu o Mundo”, premiado pela Prefeitura do Recife. Começou recitando nos mercados públicos da cidade, para o público boêmio do Recife. Hoje sua especialidade é a Literatura de Cordel escrita para crianças, mas Mariane continua aproveitando as oportunidades que surgem para recitar pra “gente grande”, e expor nas rimas os anseios e dilemas do cotidiano.
Eliana Manzan
Folclorista, educadora, pesquisadora da cultura popular nordestina, dos festejos populares e do folclore brasileiro, a escritora sertanezina se dedica às obras para o público infanto-juvenil. São de sua autoria os livros na versão em cores e Braille, Festa Junina no campo (2018) e Tempo de Festa Junina (2019) e Minha Vida na Colônia (2020). Ela é professora, pedagoga, coordenadora de projetos pedagógicos infantis inclusivos, produtora cultural, instrutora de artes e técnicas de artesanato.