Evento faz parte de série de encontros de técnicos da secretaria com especialistas da Associação a fim de cooperarem com o tema
Na próxima quarta-feira, 19 de julho, profissionais do setor da construção civil e técnicos da SAERP-Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, se reunirão na AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto com uma pauta estratégica para o futuro da cidade: o sistema de abastecimento de água.
“Estamos trabalhando em cooperação com o poder público sobre esse tema desde o início de 2022. O futuro do abastecimento da cidade é essencial para todas as atividades, principalmente a construção civil”, conta o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da Associação.
O engenheiro Paulo Sinelli, especialista em saneamento, relata que técnicos da SAERP vêm apresentando e debatendo com a AEAARP o sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário ao longo dos anos, mostrando os projetos desenvolvidos pela Secretaria, principalmente aqueles que impactam nas aprovações de empreendimentos.
“Estamos com essa parceria com a AEAARP desde que assumimos a SAERP e é sempre muito bom dialogar com os associados, trazer novas informações e discutir com este corpo técnico tão qualificado soluções para o abastecimento de Ribeirão Preto. Depois de muita luta, tivemos a aprovação do projeto de estudo de captação do Rio Pardo, o qual vamos mostrar neste evento”, enfatizou Antonio Carlos de Oliveira JR., secretário da SAERP.
Para o engenheiro Paulo Sinelli, esse é um dos mais preocupantes gargalos: “O que precisamos fazer neste momento não é solucionar a questão do abastecimento para hoje ou amanhã. Nosso desafio é garantir que no futuro as pessoas e o setor produtivo tenham condições de viver e investir na cidade com segurança”, explica.
De acordo com o ranking divulgado neste ano pelo Instituto Trata Brasil, Ribeirão Preto está entre os municípios com melhores indicadores em atendimento urbano de água e esgoto: 99,59% do esgoto coletado, 100% tratado e 100% de atendimento urbano de água. A cidade, no entanto, ainda está entre as que mais sofrem perdas de água no sistema – cerca de 47%.
O evento na AEAARP será dia 19/07, quarta-feira, às 14h30, com entrada gratuita pela Rua Clemente Ferreira, 330.