ABRAPEC, ONG com foco na atenção a pessoas com câncer, é a nova parceira da campanha Civilidade nas Ruas
Há 15 dias a ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência Às Pessoas Com Câncer), uma ONG (Organização Não Governamental) que presta serviços para auxiliar pacientes de câncer em situação de vulnerabilidade social, começou a coletar blisters (cartelas vazias de comprimidos) para a campanha Civilidade nas Ruas, que orienta a população sobre a destinação correta de resíduos para reciclagem em Ribeirão Preto. Nesta quarta-feira, 19 de abril, os organizadores da campanha educativa visitaram a entidade para formalizar a parceria. A ação quer triplicar a quantidade de blisters coletados na cidade.
A orientadora social da ABRAPEC, Luciana Fonsatti, orientou os pacientes e familiares que frequentam a entidade sobre a campanha e entregou a primeira coleta de cartelas vazias de comprimidos. O blister, fabricado com alumínio e plástico, vai compor a fabricação de produtos para decoração e construção civil. “São toneladas de cartelas que deixam de ir para o aterro sanitário, dão trabalho e renda para trabalhadores da reciclagem e ainda é trocado por cadeiras de rodas que são doadas para entidades sociais da cidade”, explica o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.
A campanha
A campanha Civilidade nas Ruas foi lançada em 2019 pela AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto que firmou parceria com o SINCOVARP-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Clube dos Dirigentes Lojistas, Lions Clube Centro, Lions Clube Ribeirão Preto Campos Elíseos, além dos Lions Clubes de Brodowski e Cravinhos. As entidades já atuavam independentemente e decidiram somar esforços. Agora, a campanha conta também com o apoio da ABRAPEC para a coleta.
Desde que foi lançada, a Civilidade nas Ruas conseguiu contribuir com a destinação de toneladas de blister e EPS (popularmente conhecido como IsoporR) para reciclagem.