A AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, em conjunto com SINCOVARP-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas e Lions Clube, lança, nesta terça, 20, das 9h às 10h, a campanha “Civilidade nas Ruas – Quadrilátero Central”. O evento será na sede da AEAARP e o objetivo é incentivar a população a fazer a destinação correta de recicláveis e zerar a deposição de qualquer tipo de resíduo nas ruas da região central da cidade.
A campanha, que começa imediatamente no quadrilátero formado pelas avenidas 9 de julho, Independência, Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, será replicada futuramente para outras regiões da cidade. A ação iniciará pela arrecadação de blisters (cartelas vazias de comprimidos) e, posteriormente, será ampliada para outros materiais recicláveis.
A parceria entre as entidades se deu porque AEAARP, Lions, SINCOVARP e CDL já promovem ações de sustentabilidade independentemente e decidiram atuar em conjunto na campanha Civilidade nas Ruas, com objetivo de ampliar a arrecadação de recicláveis, estimular a população a depositar corretamente os materiais e tornar a cidade livre de resíduos nas ruas e espaços públicos.
Estarão presentes no lançamento da Civilidade nas Ruas – Quadrilátero Central o vice-presidente da AEAARP, engenheiro Fernando Junqueira; o presidente do SINCOVARP E CDL, Paulo Cesar Garcia Lopes, e a presidente de Divisão D2, Distrito LC6 da Associação de Lions Clube Internacional, Tânia Cristina Costa Mascioli.
Hospital de Câncer de Ribeirão Preto
O presidente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Antonio Carlos Maçonetto, receberá duas cadeiras de rodas que o município conquistou como contrapartida às três toneladas de blister enviadas à indústria Unicomper, localizada no interior paranaense, que recicla o blister arrecadado na campanha Civilidade nas Ruas. O montante é resultado de ações da AEAARP e Lions e doações de inúmeras empresas e pessoas físicas.
Civilidade nas ruas
Em 2019, a AEAARP lançou a campanha Civilidade nas Ruas, com o objetivo de incentivar a destinação correta de resíduos na cidade. Também em 2019, a AEAARP abriu um posto de coleta de blister, tampinhas e anilha de lata (lacre de latinhas de refrigerantes/bebidas). Desde então, toneladas de blister e EPS (conhecido como Isopor) já seguiram para reciclagem.
Blister
O blister é considerado embalagem primária – a que fica em contato direto com o medicamento. As cartelas não devem ser descartadas em aterros sanitários, nem no meio ambiente porque guardam resíduos de medicamentos que podem poluir, mas podem ser recicladas. O blister é utilizado na fabricação de produtos para o mercado da construção civil, como portas, rodapés, batentes e guarnições.
O portal da AEAARP mantém atualizada uma lista de endereços para descarte de material reciclável, incluindo blister: https://aeaarp.org.br/release/ecopontos-em-ribeirao-preto.