O quinto episódio do QSPodcast parte da pesquisa da cientista Kênnia Moura, que se dedica a compreender as reações do sistema endocanabinoide, para refletir sobre como as restrições sobre determinadas substâncias impactam o futuro dos tratamentos de doenças importantes e da compreensão sobre o funcionamento do corpo humano.
Kênnia desenvolve seu projeto de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (PPGFCF-USP). Sob a orientação da professora Sâmia Joca, ela estuda as reações do sistema endocanabinoide a situações de estresse.
O sistema foi descrito pela primeira vez nos anos de 1990. O episódio conta como o estudo sobre o ópio evoluiu para a descoberta do sistema opioide e de como a endorfina age no corpo humano para contextualizar a importância da pesquisa de Kênnia, que estuda substâncias como a anandamida, tida no meio científico como capaz de proporcionar felicidade.
“Começamos na mitologia egípcia e concluímos no potencial de mercado do canabidiol que é o que tem feito crescer a pesquisa em torno dessa substância”, fala Flávio Emery, coordenador do PPGFCF-USP, idealizador e apresentador do QSPodcast.
O episódio tem entrevistas inéditas com José Luiz da Costa, docente de toxicologia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Campinas (Unicamp), onde também coordena o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas; e de Gustavo Mendes, gerente Geral de medicamentos e produtos biológicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sobre o QSPodcast
O podcast objetiva falar sobre ciências em quantidade suficiente para os ouvintes compreenderem como os trabalhos de mestrado e doutorado impactam suas vidas. Apresentado por Flávio Emery, o podcast é produzido por Vinícios Detoni Lopes, Eduarda Moreira, Lincoln Marques e Sarah Capanharo. A direção e edição é feita pela jornalista Daniela Antunes, da Texto & Cia Comunicação. Os episódios estão disponíveis em todos os tocadores.