No início do ano a ruptura de uma barragem de contenção de rejeitos de mineração em Brumadinho (MG) acendeu o alerta para as condições de conservação e fiscalização das barragens em todo o Brasil. “É preciso rever conceitos relacionados à segurança dessas estruturas, mas sem deixar de valorizar sua importância no desenvolvimento da infraestrutura de uma nação”, alerta o engenheiro Heraldo Duarte, professor da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Heraldo abordará o assunto na palestra “A tecnologia nas construções de barragens”, na 10ª Semana de Tecnologia da Construção, realizada pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto(AEAARP).
As barragens são definidas como obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, ou qualquer outro líquido, rejeitos, detritos, para fins de armazenamento ou controle. Podem variar em tamanho, desde pequenos maciços de terra a enormes estruturas de concreto, ou de aterro, geralmente usadas para fornecimento de água, de energia hidrelétrica, controle de cheias e irrigação. “Constituem um tipo de estrutura importantíssimo para o desenvolvimento de um país, especialmente no caso do Brasil, em função da ampla disponibilidade hídrica ao longo de todo o território nacional”, explica o engenheiro.
Na palestra, Duarte apresentará os conceitos dos principais tipos de barragens, sua classificação quanto à função (armazenadoras, controle de trecho, usos múltiplos, barragens obstáculos), quanto aos materiais de construção (alvenaria, concreto, terra, enrocamento) e quanto ao tamanho (pequenas, médias e grandes). Serão apresentados os fatores que determinam a escolha do tipo de barragem, as metodologias construtivas e função, com destaque para as destinadas a aproveitamentos hidrelétricos e as de contenção de rejeitos.
Heraldo ainda falará sobre as diretrizes da Política Nacional de Segurança de barragens, em conformidade com a Lei 12334, de 2010. Serão expostos os conceitos relacionados ao desenvolvimento e implantação dos Planos de Segurança de Barragens por parte dos empreendedores e/ou concessionários de serviços relacionados com a construção e operação de barragens, bem como das tecnologias disponíveis para o monitoramento remoto dessas estruturas e sistemas de alerta em casos de emergências.
A palestra acontece no dia 20 de março, às 19h30, na sede da AEAARP (Rua João Penteado, 2.237). O evento é aberto ao público, principalmente estudantes e profissionais da área. As inscrições são feitas previamente no portal www.aeaarp.org.br e os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. AEAARP promove o evento com apoio da FAAP, Ipog e Sebrae.
Heraldo Duarte
Engenheiro formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e mestre em Engenharia de Estruturas na mesma instituição. Trabalha na área de execução e gerenciamento de projetos na Companhia Energética de São Paulo (CESP). Atuou como gerente de projetos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) na obra de ampliação da calha do Rio Tietê no período de 2002 a 2006. É professor do curso de engenharia civil da FAAP, ministrando atualmente as disciplinas “Grandes Estruturas, Barragens e Hidrovias” e “Estruturas Metálicas”.
Agenda10ª Semana de Tecnologia da Construção
Data: 18 a 20 de março
Horário: 19h30
Local: AEAARP – Rua João Penteado, 2.237
Entrada: 2 quilos de alimentos não perecíveis