O que Acontece

Ribeirão envia mais 4 toneladas de EPS para reciclagem

Ribeirão envia mais 4 toneladas de EPS para reciclagem

Carregamento seguiu dia 4/9 para Santa Catarina e já entrou em produção na fábrica

Integrantes e convidados da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (AEAARP) fizeram uma visita técnica às instalações do projeto CataSonho, na última semana, para acompanhar o carregamento de EPS (conhecido popularmente como isopor) para reciclagem. A visita foi promovida dentro das ações da campanha Civilidade nas Ruas, desenvolvida pela AEAARP.

4 toneladas de isopor foram enviadas para Braço do Norte, interior de Santa Catarina, onde são processadas na indústria Santa Luzia. Lá, todo o material é transformado em acabamentos e revestimentos para a construção civil. O primeiro carregamento de 6 toneladas foi enviado em 2019.

A coleta de EPS em Ribeirão Preto é organizada por amigos voluntários do Grupo Ciclos, que criou o projeto Embalo sustentável EPS, que, por sua vez, coleta, armazena e processa o isopor para retirada do ar, facilitando armazenamento e transporte. A Campanha Civilidade nas Ruas abraça projetos que atuam nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente e objetiva promover ações que alertem para a importância de se manter a cidade limpa, orientem sobre o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos, eduquem para a responsabilidade do cidadão em destinar corretamente o lixo e os recicláveis.

“Só o EPS colocado nos pontos do projeto Embalo Sustentável EPS vai para reciclagem”, explica a fotógrafa Lídia Muradás, integrante do Grupo Ciclos.

Em junho a campanha Civilidade nas Ruas, promovida pela AEAARP, junto com o Grupo Ciclos e o projeto Terra sem Plástico, também de ribeirão Preto, iniciou uma ação educativa para sensibilizar a população. “Em pouco tempo, a cidade conseguiu juntar 4 toneladas, mas a coleta e a campanha educativa continuam, por isso pedimos que a população dispense corretamente qualquer embalagem de EPS e evite jogar o material em lixo comum”, alerta o engenheiro Giulio Roberto Azevedo Prado, presidente da AEAARP.

O EPS coletado na cidade é armazenado nas instalações do projeto CataSonho, onde é processado em um equipamento cedido pela Santa Luzia – a máquina retira todo o ar das peças (EPS tem de 3 a 5% de plástico e 95 a 97% de ar) reduzindo o volume em cerca de 10 vezes.

A Campanha Civilidade nas Ruas começa a intensificar a divulgação e orientação sobre o descarte para coletar mais 10 toneladas de EPS na cidade.

“Essas campanhas mostram que a sociedade civil pode agregar muito valor à cidade com alternativas criativas e sustentáveis”, comentou o advogado Lucas Lehfeld, representante da 12ª subsecção da OAB no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

A engenheira Mercedes Furegato Pedreira de Freitas, do AEAARP Mulher, também participou da visita técnica. “Nosso grupo está mantendo reuniões para acompanhar a campanha Civilidade nas Ruas e atuar no andamento do projeto que é uma iniciativa importante para a cidade e um modelo de como a sociedade civil organizada pode contribuir com o poder público”, comentou.

Receba Novidades