Ribeirão tem projeto inovador de coleta e destinação de EPS para reciclagem – Campanha é realizada pela AEAARP e parceiros
O EPS, que muitos conhecem pelo nome da marca registrada Isopor, é reciclável. O produto é composto por 2% a 5% de plástico e o restante é ar. Para dar uma destinação sustentável para as toneladas de EPS descartadas em Ribeirão Preto, a campanha Civilidade nas Ruas em parceria com o Grupo Ciclos inicia esta semana uma grande ação na cidade destinada a recolher pelo menos mais 6 toneladas do material para reciclagem.
As primeiras toneladas já foram enviadas para processamento em Santa Catarina, onde já entraram em processo industrial para serem reaproveitadas. A iniciativa de reaproveitar o EPS partiu de um grupo de amigos de Ribeirão Preto preocupados com o descarte incorreto do produto. “Formamos o Grupo Ciclos e lançamos o projeto Embalo Sustentável, instalamos postos de coleta específicos para o EPS na cidade, armazenamos em um galpão, processamos o material coletado e enviamos de volta à indústria”, explica a fotógrafa Lídia Muradás, integrante do Grupo Ciclos.
“São ações como esta que mostram como cidadãos e organizações de voluntários têm buscado soluções sustentáveis para a qualidade de vida nas cidades. Neste cenário, é nosso papel como entidade que abraça as profissões que constroem o pais avançar no debate sobre a sustentabilidade”, resume Guilio Prado. Segundo ele, é preciso que a sociedade abrace a causa imediata da coleta de 6 toneladas de EPS e da conscientização sobre a destinação correta de resíduos.
A AEAARP fará a campanha pela coleta de mais 6 toneladas de EPS pela internet, em redes sociais e no portal da entidade. Na rede social Facebook a página @civilidadenasruas vai compartilhar vídeos educativos, entrevistas e os resultados da ação periodicamente.
Pioneirismo na coleta de EPS
O volume ocupado pelo EPS armazenado pelo projeto Embalo Sustentável era um problema até o ano passado. Por ser uma iniciativa pioneira, no final de 2019 o projeto recebeu de empresa parceira uma máquina extrusora que retira o ar do EPS. Assim, o volume é reduzido em cerca de 10 vezes, o que facilita o armazenamento e diminui custos de transporte para a indústria que reutiliza o material na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina.
Lá, o EPS que já foi bandeja de alimentos ou embalagem de eletrodomésticos é transformado em revestimentos para construção civil, molduras ou objetos de decoração.
Campanha Civilidade nas Ruas
O Grupo Ciclos é parceiro da campanha Civilidade nas Ruas que a AEAARP lançou em 2019 em parceria com organizações e voluntários que já atuam na cidade em projetos voltados à proteção do meio ambiente. A campanha apoia e atua em parceria com projetos de educação ambiental. “Faz parte do DNA da AEAARP debater soluções de valor para o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é um caminho sem volta e a conscientização para esta temática é um passo largo na busca de soluções para o futuro”, comenta o engenheiro Giulio Roberto Azevedo Prado, presidente da AEAARP.
O movimento coordenado pela AEAARP tem cunho educativo e objetiva alertar a população para a importância de se manter a cidade limpa, alertar para o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos e alertar para responsabilidade do cidadão em destinar corretamente todos os resíduos.
Reciclagem e postos de coleta
“Temos um grande desafio pela frente que é conscientizar a população de que o EPS é reciclável e que cada cidadão deve levar o EPS que chega à sua casa nos postos de coleta exclusivos”, explica Lídia Muradás.
Postos de coleta
Descarte de EPS