Patrimônio tombado pelo Condephaat, o teatro inaugura a iluminação roxa na segunda-feira, 16 de janeiro
O Theatro Pedro II de Ribeirão Preto mais uma vez ilumina sua fachada em apoio à campanha Janeiro Roxo-Todos contra a hanseníase, da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia. O mês é dedicado a ações de conscientização sobre a doença desde 2016. A iluminação roxa será inaugurada ao anoitecer desta segunda-feira, 16, e permanecerá até a madrugada do dia 309/01, segunda-feira, data celebrada em todo o planeta como o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (NTD World Day-Neglected Tropical Diseases Day).
A hanseníase é uma doença tropical negligenciada e o Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em número de casos – atrás da Índia – além de concentrar 93% dos casos diagnosticados nas Américas.
As DTNs são um grupo de 20 doenças que podem ser evitadas e tratadas, mas, se negligenciadas, desfiguram, sequelam e podem ser fatais. Essas doenças são alvo de preconceito, tiram crianças da escola, afastam trabalhadores de suas atividades, criam ciclos de pobreza, pois afetam especialmente as comunidades e pessoas mais vulneráveis em todo o planeta e, por consequência, também no Brasil.
Mais de 1 a cada 5 pessoas no mundo são afetadas por uma doença negligenciada – mais de 1,7 bilhão de pessoas. A SBH e a campanha Todos contra a hanseníase são parceiras oficiais do NTD World Day.
Uma das ações importantes para os organizadores da campanha mundial é a iluminação de fachadas e patrimônios. Além do Theatro Pedro II, a fachada da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, entidade com quase 75 anos de fundação, já está iluminada.
O Senado Federal também já inaugurou a iluminação roxa, a pedido do senador Fabiano Contarato por solicitação da SBH.
Theatro Pedro II
O Pedro II foi inaugurado em 1930, revitalizado na primeira metade da década de 1990, quando recebeu uma cúpula e um lustre assinado pela artista plástica Tomie Ohtake. É um patrimônio arquitetônico tombado pelo Condephaat-Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paul. O Theatro Pedro II está localizado no chamado Quarteirão Paulista, no Centro de Ribeirão Preto.