Texto Comunicação

Rodadas finais da Copa SindusCon-SP revelam histórias inspiradoras

Manoel Brás da Costa conquistou o sonho da sua vida: é jogador de futebol profissional. Mas, não naquele estilo que todos conhecem, de celebridade internacional. “Eu sou goleiro de aluguel”, conta depois de uma partida vitoriosa na 20ª Copa SindusCon-SP de Futebol.
O campeonato, que está em sua segunda rodada, reúne times de 14 empresas da construção civil de Ribeirão Preto e região. As equipes são compostas por funcionários de todos os setores das empresas. “É uma grande oportunidade de integração, do canteiro de obra, da área técnica e do setor administrativo das empresas”, comemora o engenheiro Fernando Junqueira, vice-presidente do interior do SindusCon-SP.
Manoel é natural de Timbaúba, cidade distante cerca de 100 km de Recife, capital de Pernambuco. Lá ele trabalhava no corte da cana-de-açúcar e acalentava o sonho de atuar como jogador de futebol. Imigrou para o sudeste há 15 anos e há 4 trabalha na construção civil em horário comercial.
“Jogo todos os dias”, conta ele sobre a rotina com o futebol, que ele pratica a noite em até três partidas, sempre no gol. Manoel conta que é contratado por que “ninguém gosta de levar bolada”. Por cada partida ele recebe R$ 35. Aos sábados, já chegou a defender o gol em sete partidas; admite, porém, que não faz mais isso. “Já estou ficando meio cansado”.
Na Copa SindusCon-SP, Manoel defende a equipe da Bild Construtora e garante que não é remunerado. “Aqui estamos entre amigos”.

Sair da versão mobile