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Ribeirão ganha a 2ª edição do festival Restaurant Week este ano

Festival que retorna em outubro com releitura de pratos clássicos

Maior festival gastronômico do país, a Restaurant Week terá sua segunda edição este ano em Ribeirão Preto a partir do dia 20 de outubro. A 11ª Ribeirão Preto Restaurant Week já anuncia o tema “Releituras – Do clássico à originalidade brasileira”, que desafiará os chefs participantes a elaborarem novas versões de receitas internacionalmente conhecidas, com técnicas, temperos, ingredientes e características bem brasileiras.

A Restaurant Week ocorre em várias capitais brasileiras e algumas cidades como Ribeirão, Santos e Campinas. O evento reúne os principais restaurantes e bistrôs, que oferecem menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a um valor fixo. As receitas são sempre originais, criadas especialmente para o festival.

A Restaurant Week é uma oportunidade de lazer, celebrações, encontros e até negócios. Desde seu início, o festival tem atingido seus objetivos originais, de valorizar os negócios locais, a criatividade dos chefs, movimentar o turismo, valorizar a cultura regional e divulgar os polos gastronômicos de cada local.

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Entre seus objetivos, estão a criação de oportunidades e a promoção do acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado em um período de baixa sazonalidade, especialmente após os impactos das restrições impostas ao setor gastronômico nos últimos anos. 

“Vimos restaurantes com décadas de história fechando durante a pandemia, então queremos ajudar a reverter esse cenário e temos total ciência do importante papel do festival. Desejamos proporcionar bons momentos aos apreciadores da boa gastronomia e ajudar a movimentar o setor de restaurantes em Ribeirão Preto”, afirma Fernando Reis, idealizador da Restaurant Week no Brasil.

História

A Restaurant Week surgiu em Nova York em 1992 e acontecia durante uma semana por ano. Foi criado com o objetivo de atrair clientes durante a baixa temporada das férias escolares. Fez tanto sucesso que hoje é realizado em vários países e centenas de cidades mundo afora – e com nova proposta. “Hoje, é um evento esperado pelas cidades, pelos empresários do segmento gastronômico e turístico, pelos chefs e pelos habitués, que costumam fazer tour gastronômico pelas casas participantes, criando um movimento positivo em cadeia”, explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week, evento chegou ao Brasil em 2007. A primeira Restaurant Week aconteceu em São Paulo. Em Ribeirão Preto, chegou em 2014. “Pela diversidade e qualidade da gastronomia local, Ribeirão Preto participou de uma edição paulistana do festival, mas teve tanto sucesso que acabou ganhando a sua versão exclusiva”, conta Fernando Reis.

Os clientes também podem colaborar com ação social

Durante todo o festival, o consumidor poderá adicionar o valor de R$2 reais na conta que serão doados à Associação Anjos da Rua de Ribeirão Preto. A entidade começou com um grupo de voluntários que se reunia para fazer marmitas para moradores de rua, em 2016. No início, conseguiam entregar cerca de 80 marmitas por semana. O trabalho foi ampliando e atualmente 500 marmitas são entregues todas as terças-feiras para moradores de rua na Avenida México, Avenida Brasil, Comunidade União, Comunidade da Caixa d´Água e Vilinha da Caramuru.

A Anjos da Rua ainda entrega 150 cestas básicas todo mês e recebe doações de todo tipo: alimentos, roupas, cobertores, itens de higiene e limpeza, dentre outros. A sul-mato-grossense Juliana Virgínia de Souza Alencar, presidente fundadora, diz que faz doações de itens até para outras cidades.

“Para nós, a parceria com o festival Restaurant Week é importante porque é mais uma forma de divulgar para diferentes públicos nosso trabalho e como ajudamos as pessoas e a sociedade. Além disso, ficamos felizes que um festival de abrangência nacional alie sua marca à nossa. É um bom exemplo de que todos os negócios podem abraçar causas de valor”, diz Juliana. As 500 marmitas são produzidas semanalmente por cerca de 30 voluntários, desde pessoal do preparo até as equipes que fazem as entregas nas ruas.

Anjos da Rua é uma associação sem fins lucrativos, localizada à R. Salvador Cosso, 491, Jardim Irajá, em Ribeirão Preto. www.anjosdaruarp.com.br 

11ª edição da Ribeirão Preto Restaurant Week

Todas as casas participantes do festival e detalhes sobre os menus estão no site: www.restaurantweek.com.br.  

O festival tem menus diferenciados:

Tradicional: R$49,90 (almoço) e R$64,90 (jantar) é feito com ingredientes já conhecidos e que não podem faltar em um bom menu. É o famoso “todo mundo gosta!
Plus: R$59,90 (almoço) e R$74,90 (jantar) menu com aquela pitada de chef que deixa o prato sofisticado!

Saiba mais em @restaurantweekbrasil.

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