Texto Comunicação

Rafael Borges apresenta agropecuária regenerativa na 5ª do Amendoim da AEAARP

Uma antiga área de monocultura de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto se transformou em um ecossistema produtivo que integra criação de animais, recuperação do solo, produção de alimentos artesanais e aproveitamento de resíduos. Essa experiência será apresentada pelo produtor rural Rafael Borges, proprietário da Gondwana, durante a 5ª do Amendoim, realizada pela AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto no dia 17 de setembro.

Referência em agropecuária regenerativa e produção orgânica no Brasil, Borges participa do encontro com a palestra “O Terroir da Búfala e a Charcutaria Regional”, na qual abordará a qualidade dos produtos, técnicas artesanais e a produção de derivados premium na região de Ribeirão Preto.

À frente da Gondwana, Borges desenvolveu um modelo de produção que busca integrar a atividade agropecuária aos ciclos naturais. A propriedade reúne aproximadamente 450 búfalas e criação de porcos pretos, em um sistema que tem como foco a saúde do solo, o bem-estar animal e a produção de alimentos de alto valor agregado.

A experiência também chama atenção pela integração entre diferentes etapas da produção. Um dos exemplos é o aproveitamento do soro resultante da produção de laticínios de búfala na alimentação dos suínos. A prática reduz desperdícios e transforma um subproduto em insumo, aproximando a propriedade de um modelo de economia circular.

Borges é pioneiro no desenvolvimento de embutidos 100% orgânicos e sem conservantes químicos no Brasil, associando técnicas tradicionais de processamento à busca por produtos de maior qualidade e identidade regional.

É essa relação entre território e alimento que está no centro da palestra. O conceito de terroir, tradicionalmente associado à produção de vinhos e outros alimentos de origem, será levado para a realidade da produção de búfalas e seus derivados. A proposta é discutir como fatores relacionados ao território, ao manejo, à alimentação dos animais e às técnicas de produção podem interferir nas características e na qualidade dos alimentos.

Para Fernando Junqueira, presidente da AEAARP, trazer essa experiência para a Quinta do Amendoim amplia o debate sobre o papel da inovação no campo e sobre as possibilidades de agregação de valor à produção regional.

“Ribeirão Preto tem uma das regiões agrícolas mais importantes do país e experiências como a da Gondwana mostram que inovação não significa apenas incorporar tecnologia, mas também repensar processos, aproveitar melhor os recursos e criar produtos de maior valor a partir da própria produção. É uma discussão que interessa diretamente aos profissionais ligados ao agronegócio e também a quem pensa o desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirma.

Além da dimensão técnica, o encontro propõe uma aproximação entre agropecuária, gastronomia e mercado. A experiência de Rafael Borges mostra como a produção rural pode avançar da comercialização de commodities para a criação de produtos diferenciados, com identidade, rastreabilidade e maior valor agregado.

Produção de queijo de búfala e charcutaria da região são temas de encontro gratuito na AEAARP

Uma antiga área de monocultura de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto se transformou em um sistema produtivo que integra criação de animais, recuperação do solo, produção de alimentos artesanais e aproveitamento de resíduos. A experiência será apresentada pelo produtor rural Rafael Borges, proprietário da Gondwana, durante a 5ª do Amendoim, realizada pela AEAARP no dia 17 de setembro.

Referência em agropecuária regenerativa e produção orgânica no Brasil, Borges participa do encontro com a palestra “O Terroir da Búfala e a Charcutaria Regional”. O conteúdo abordará qualidade dos produtos, técnicas artesanais e a produção de derivados premium na região.

A Gondwana reúne aproximadamente 450 búfalas e criação de porcos pretos em um modelo voltado à saúde do solo, ao bem-estar animal e à produção de alimentos de maior valor agregado.

Borges é pioneiro no desenvolvimento de embutidos 100% orgânicos e sem conservantes químicos no Brasil. Na palestra, discutirá o conceito de terroir aplicado à produção de búfalas e derivados, considerando fatores como território, manejo, alimentação dos animais e técnicas de processamento.

Para Fernando Junqueira, presidente da AEAARP, a experiência amplia o debate sobre inovação e agregação de valor no campo.

“Ribeirão Preto tem uma das regiões agrícolas mais importantes do país e experiências como a da Gondwana mostram que inovação não significa apenas incorporar tecnologia, mas também repensar processos, aproveitar melhor os recursos e criar produtos de maior valor a partir da própria produção. É uma discussão que interessa diretamente aos profissionais ligados ao agronegócio e também a quem pensa o desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirma.

O encontro também aproxima agropecuária, gastronomia e mercado, mostrando como a produção rural pode avançar da comercialização de commodities para produtos diferenciados, com identidade, rastreabilidade e maior valor agregado.

Serviço
5ª do Amendoim – O Terroir da Búfala e a Charcutaria Regional
Data: 17 de setembro de 2026
Horário: 18h30
Local: AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Clemente Ferreira, 330 – Jardim São Luiz
Entrada gratuita

Sair da versão mobile