O presidente da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia, Claudio Guedes Salgado, acaba de ser nomeado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, para coordenar a pasta da Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária, no Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Dermatologista e hansenólogo, Salgado é médico pela UEPA-Universidade Estadual do Pará, doutor em Imunologia da Pele pela Universidade de Tóquio, professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA-Universidade Federal do Pará, fundador e coordenador do Laboratório de Dermato-Imunologia da UFPA/Marcello Candia.
A nomeação foi publicada nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União. Segundo Salgado, o desafio principal é o “acesso das pessoas a uma atenção primária de qualidade que, de modo equânime no país, tenha condições de reconhecer, diagnosticar e tratar as doenças transmissíveis, sejam elas as mais conhecidas pela população ou as doenças negligenciadas, que me parece mais apropriado chamar de doenças de populações negligenciadas”.
Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia é nomeado pelo Ministério da Saúde
