Obra foi inspirada nas conversas realizadas em penitenciárias paulistas
O escritor Menalton Braff lança novo livro em Ribeirão Preto. Será no sábado, dia 11 de março, às 10h, na Biblioteca Padre Euclides. A obra “Tocata e Fuga a Quatro Vozes” tem inspiração nas palestras ou conversas do autor nas bibliotecas do sistema prisional paulista.
Braff tem feito palestras ou conversas em várias penitenciárias brasileiras a convite da FUNAP (Fundação de Amparo ao Preso) e foram esses encontros que inspiraram o novo livro. A obra coloca em debate a questão da possibilidade de recuperação das pessoas sentenciadas por contravenção no Brasil. Há alguma maneira de alguém se redimir de sua culpa ou atos indesejáveis? A Arte salva?
A FUNAP mantem boas bibliotecas em várias penitenciárias e um projeto que permite redução de pena para detentos que, voluntariamente, participarem do clube de leitura. A redução é contabilizada pela quantidade de livros lidos e o monitoramento dos resultados é feito de forma bastante legítima.
Vários livros do premiado Menalton Braff estão nessas bibliotecas e a adesão aos clubes de leitura é boa – muitos participam.
Sobre a obra, a Editora Reformatório diz:
“Estranheza. É a sensação que invade o universo do leitor ao iniciar a leitura deste livro. Não é para menos. Trata-se de um quebra-cabeça, um puzzle em que as peças vão, harmoniosamente, encaixando-se à medida que a trama evolui. E Braff é mestre nisso porque agarra o leitor pela manga e não solta – até o final. Tocata e fuga a quatro vozes é um romance experimental, que se estrutura na técnica do contraponto – assemelha-se a Contraponto, do inglês Aldous Huxley (1928), e Caminhos cruzados (1935), do nosso Erico Verissimo. Na música, Bach foi o genial criador da fuga, estilo de composição polifônica e imitativa de um tema principal repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada. No romance, quatro personagens (um advogado, um diretor de presídio, um detento e a mãe deste detento) contam simultaneamente suas histórias, até que suas vozes se entretecem no final.”
Agenda
A programação de março da Biblioteca Padre Euclides inclui feira de livros, encontro para criação de HQs, curso de edição pela Editora Reformatório, oficinas, leituras terapêuticas e bate-papo com convidado do mês. A Biblioteca fica no Centro da cidade (R. Visconde de Inhaúma 490 – 1° andar) e tem uma lojinha exclusiva da Editora Reformatório.
Lançamento do livro “Tocata e Fuga a Quatro Vozes” – Menalton Braff
Data: 11/3, sábado, 10h
Público: livre
Parceria: Editora Reformatório e Biblioteca Padre Euclides