Texto Comunicação

Mascote visita Assentamento Mário Lago para alertar sobre hanseníase

Começou nesta segunda-feira, 23, a campanha nacional “Todos contra a Hanseníase” no Assentamento PDS da Barra em Ribeirão Preto-SP, conhecido como Assentamento Mário Lago. A ação envolve profissionais de saúde, estudantes e professores que estão desenvolvendo atividades lúdicas, como teatro, dança, oficina de desenhos e rastreamento de casos de hanseníase na região que abriga cerca de 3.000 pessoas. 

As atividades no assentamento vão até sexta-feira, 27, e contam com a visita do Profi, o mascote da campanha Todos contra a Hanseníase, promovida pela SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia em todo o Brasil desde 2015. 

O mascote ajudará a distribuir as cartilhas da campanha para os moradores junto com os alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem do Senac-Ribeirão Preto, os profissionais da Unidade de Saúde de Apoio Dr. Luis Carlos Raya da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, parce

iros da SBH nesta ação. O boneco é atração nas atividades da campanha Todos contra a Hanseníase há anos, em vários locais do país, incluindo os congressos da sociedade médica. 

Os alunos e professores do Senac também gravaram paródias educativas sobre a hanseníase e estão apresentando diariamente uma peça de teatro sobre o tema para adultos e crianças do assentamento.

“Queremos deixar um legado para essas famílias para que saibam quais são os principais sinais e sintomas e quando suspeitar da hanseníase. Queremos também que entendam que a doença está em todo o país, que não é exclusiva de grupos específicos, é tratável e pode ser curada. Acreditamos plenamente que desmistificando uma série de conceitos, eles ajudarão toda a comunidade a combater os preconceitos contra as pessoas afetadas pela hanseníase”, dizem as professoras do Senac, Ingrid Ribaldo e Carla Beatriz Pereira da Silva.

“Estamos acompanhando esta ação em Ribeirão Preto na expectativa de que ela seja um exemplo e que seja replicada em outras regiões brasileiras”, comenta Claudio Salgado, presidente da SBH. 

Profi
O nome do boneco foi inspirado no menino Avi Leibowitz interpretado pelo ator Ido Port no filme O Pequeno Traidor, produção de 2007 com Alfred Molina. Avi ganha apelido de Proffi por ser um menino muito inteligente que vive na Palestina em 1947. A única semelhança entre o mascote e o personagem do filme, além do nome que ganhou a grafia de Profi, é o fato de serem garotos inteligentes. Profi mascote quer falar, orientar e chamar a atenção para o tema hanseníase. Proffi no filme mostra a visão de um garoto sobre a questão palestina. O mascote tem marcado presença nos congressos brasileiros de Hansenologia, em hospitais, praças, escolas etc. levando a campanha Todos contra a hanseníase.
 Clique aqui para download da cartilha e do vídeo (30 seg) da campanha.

Sair da versão mobile