Foto: Bruna Felícia
Acepção tem mulheres em todas as fases de produção, da técnica à cena
De 8 a 10 de março, a Porão – Produções Culturais apresentará o espetáculo Acepção, mulheres como um todo, às 20h, na Arena Porão. As seis bailarinas do elenco expõem por meio da dança as contradições, dores e desejos do universo do gênero feminino.
A diretora Yule Lemos concebeu o espetáculo a partir do modo como o mundo é descrito – majoritariamente sob o ponto de vista masculino – propondo a reflexão sobre o papel da mulher na história e as consequências às quais é submetida.
“É no íntimo dos desejos dos homens que se criam os mitos e estereótipos. A proposta é expor essa condição para, então, quebra-la”, fala Yule. A coreografia é assinada pela bailarina Sthéphanie Meira Mascara. Toda a produção é composta por mulheres, desde a equipe técnica até a artística.
Mitos é a coreografia que abre a apresentação, inspirada no capítulo homônimo do livro O segundo sexo – volume 1, da pensadora Simone de Beauvoir. O texto expõe o contraponto entre a virgem idealizada e angelical e a mulher sedutora e indecente e o que esses comportamentos provocam na sociedade.
“É sob essa narrativa sexual que se estabelecem crenças e preconceitos, como a maternidade, o aborto, o ‘estupro culposo’, a proibição do desejo e do prazer feminino, as idealizações na indústria pornográfica, o feminicídio, entre outros. Tudo isso será desenvolvido em cenas do espetáculo”, diz a diretora.
Serviço
Acepção, mulheres como um todo
8, 9 e 10 de março – 20h
Arena Porão – Rua 21 de Abril, 375 (Vila Tibério)
Ingressos: R$ 20,00 antecipados (@grupoteatralporao) e R$ 40 na hora