Texto Comunicação

Dia do Engenheiro: país terá déficit de 400 mil profissionais em médio prazo

Na celebração do Dia do Engenheiro – 11 de dezembro – uma realidade brasileira chama a atenção do setor produtivo: segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) o país vive um déficit histórico de profissionais de engenharia.

Dados recentes do Censo do CONFEA revelam que, embora 92% dos profissionais registrados em engenharia, agronomia e geociências estejam empregados, e 78% deles atuem na sua área de formação, o país ainda convive com uma demanda reprimida de mão de obra qualificada. Em médio prazo, o déficit poderá ser de pelo menos 400 mil profissionais em todo o país.

“Na construção civil a falta de mão de obra qualificada afeta todos os níveis da produção, desde o projeto até o canteiro de obras”, afirma o engenheiro Fernando Junqueira, que é presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e diretor regional do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Segundo dados do Conselho, a combinação de evasão nos cursos de engenharia começa com o ensino básico deficiente, especialmente em matemática. Além disso, há também redução de pessoas interessadas nessa carreira. “Esse descompasso entre oferta e demanda compromete seriamente a capacidade do Brasil de executar projetos fundamentais de infraestrutura e inovação nos próximos anos”, observa o engenheiro Luiz Carlos Oranges Júnior, diretor de Engenharia da AEAARP.

Ele avalia que o fortalecimento da Engenharia no Brasil depende de incentivos a uma base educacional sólida e de estímulo à escolha da engenharia como carreira atraente para jovens talentos. “A engenharia não é apenas uma profissão, é um pilar para o desenvolvimento urbano, tecnológico e social do país”, finaliza Oranges.

Dia do Engenheiro

Na próxima quinta-feira, 11 de dezembro, às 17h, a AEAARP vai promover um encontro social em sua sede para comemorar o Dia do Engenheiro, com um show de stand-up musical. O evento á aberto também a profissionais não associados. A inscrição deve ser feita no portal aeaarp.org.br.

Sair da versão mobile