Texto Comunicação

Biblioteca Padre Euclides: 120 anos de história e resistência

Casarão que foi a primeira sede da Biblioteca Padre Euclides, localizado no mesmo endereço onde é hoje o Edifício Padre Euclides, sede da biblioteca no 1o andar

Casarão que foi a primeira sede da Biblioteca Padre Euclides, localizado no mesmo endereço onde é hoje o Edifício Padre Euclides, sede da biblioteca no 1o andar

No mês de aniversário, a biblioteca terá uma programação especial e diversa para os amantes do livro, da arte e da cultura

A Biblioteca Padre Euclides, entidade privada cuja história se entrelaça com a história da cidade de Ribeirão Preto, no mês de maio completa 120 anos. Para celebrar a data, foi preparada uma agenda especial de atividades que vai de palestras, apresentações musicais e saraus, a eventos que também comemoram o primeiro aniversário da Gibiteca Padre Euclides & Zineteca Glauco Villas Boas, que incluem oficinas de produção de fanzines e exposições.

Apesar de muitas adversidades nessa trajetória, a Biblioteca Padre Euclides é hoje um polo convergente da cultura e da formação cidadã em Ribeirão Preto. O espaço foi criado como uma biblioteca tradicional para estimular a leitura, mas, ao longo do tempo, tornou-se um centro de profusão cultural. A Padre Euclides, como é conhecida, abriga a única Gibiteca da cidade e uma Zineteca que reúne os fãs do gênero em ricos encontros para troca de experiências e oficinas para popularizar a arte; é o endereço oficial da loja da editora paulistana de vanguarda, a Editora Reformatório, e tem também uma feira permanente com acervo de mais de 4.000 obras de literatura brasileira e estrangeira e inúmeros gêneros com preços em torno de R$ 20,00, cuja receita é empregada na aquisição de novas obras.

AGENDA
Grupo de leitura “Montanha Mágica”
Encontros semanais realizados no Lar Padre Euclides. Contos da literatura nacional e estrangeira são lidos para os idosos residentes, seguido de um bate-papo sobre o texto.
Data: terças-feiras, 8h30 às 11
Coordenação: Biblioteca Padre Euclides

O universo das leituras terapêuticas
Encontros quinzenais do grupo de biblioterapia, técnica de terapia que se utiliza de textos, livros e atividades de leitura.
Data: 13 e 27/05, sábados, 10h às 11h15

Mediação: Josué Franco, arte terapeuta, biblioterapeuta, escritor, mediador de leitura, contador de histórias, é licenciado em Pedagogia, Artes Visuais, História e Letras, pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Psicanálise dos Contos de Fadas.
Público: a partir de 16 anos

Euclides Gomes Carneiro – O padre empreendedor cultural
Palestra sobre a controversa vida do fundador e patrono da Biblioteca Padre Euclides e sobre o capítulo que trata da conflituosa relação com o bispo Dom Alberto José Gonçalves.

Data: 03/05, quarta-feira, 19h30
Convidada: Nainôra Freitas, doutora, mestre e licenciada em História pela UNESP-Franca/SP, docente do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação.

Público: a partir de 16 anos

Vou te contar: A paternidade da bossa-nova
Palestra sobre as origens e as influências que formaram o gênero musical brasileiro mais conhecido nacional e internacionalmente. Participação musical de Evandro Navarro.
Data: 05/05, sexta-feira, 19h30
Palestrante: Alfredo Rossetti, poeta e pesquisador de música brasileira.
Público: a partir de 16 anos

Ofizine
Oficina voltada para os jovens da CUFA (Central Única das Favelas), Ribeirão Preto, para que conheçam mais sobre fanzines, linguagem artística e comunicativa em papel, composta por textos autorais ou não, recortes de jornais, revistas, livros ou imagens diversas, que exploram temáticas de interesse de quem participa, e passem a produzir os seus próprios fanzines.
Data: 06 e 13/05, sábados, 10h às 12h
Coordenação: Gibiteca Padre Euclides e Zineteca Glauco Villas Boas

EXPOSIÇÕES
Revista “Escape para o perigo”
Exposição da revista publicada entre 2016 e que fazia um resgate das eras de prata e bronze dos gibis da Marvel e DC (anos 1960 a 80) e foi indicada ao Troféu HQ MIX.
 

Trabalhando com quadrinhos- Papel e tinta em tempos de inteligência artificia
Exposição de trabalhos do quadrinista ribeirão-pretano Gabriel Barros que trabalha em editoras estrangeiras e em 2022 foi selecionado, com o roteirista Dean Merchand, para a publicação “Tales from the Cloakroom vol.2” com curadoria do renomado roteirista Scott Snyder.


Varal do Travessão

Exposição do Fanzine Travessão, resultado dos encontros com zineiros e aficionados entre 2016 e 2020, sob a coordenação de Angelo Davanço, jornalista e editor de fanzines.
Data: sábados, 10h às 12h
Curadoria: Gibiteca Padre Euclides e Zineteca Glauco Villas Boas
Público: livre

Estado de Direito

Palestra sobre a origem do Direito: o Direito Privado, para dirimir conflitos entre indivíduos, e o Direito Público, para solucionar conflitos entre o Estado e os indivíduos, observando as mudanças da história dos homens ao longo do tempo, semente do Estado de Direito.

Data: 11/05, terça-feira, 19h30
Convidado: Sérgio Roxo da Fonseca é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, onde se aposentou no cargo de Procurador de Justiça, professor, mestre e doutor em Direito. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras.
Público: a partir de 16 anos

Sarau ALARP- Academia de Letras e Arte de Ribeirão Preto
Sarau lítero-musical em homenagem ao aniversário da Biblioteca Padre Euclides, primeira sede da ALARP.
Data: 16/05, terça-feira, 17h
Público: livre

A literatura como porta-voz da condição humana
Matheus Arcaro, que está lançando seu sexto livro, propõe um bate-papo tendo como mote a importância da literatura na vida das pessoas. Em seguida, fará uma sessão de autógrafos da sua nova obra “A origem do mundo”.
Data: 20/05, sábado, 10h
Convidado: Matheus Arcaro, mestre em Filosofia Contemporânea pela Unicamp e escritor.
Público: a partir de 16 anos

O Poeta e o Cantadô – uma odisseia caipira
Baseado no livro homônimo, é uma viagem pelo universo caipira existente no interior do Estado de São Paulo e Minas Gerais até a metade do século passado. apresentado por um discípulo legítimo de Rolando Boldrin, “O poeta e o cantadô” vai desfiando através de poemas, ‘causos’ e canções, as nuances e possibilidades do rico universo caipira.
Data: 25/05, quinta-feira, 19h30

Artista: Paulo Gimenes, escritor, poeta e cantor da cidade de Franca. Autor dos livros “Poemas para cantar”, “Músicas para ler”, “O poeta e o cantadô – uma odisseia caipira”, “Cidadania todo dia com tio Paulão”, e do CD “MCB-música cidadã brasileira”, volumes I e II.
Público: a partir de 16 anos

Arte em prosa: A Biblioteca de Mário de Andrade – morada da leitura e da escritura
Na edição especial de aniversário, o papo será sobre a casa-biblioteca onde viveu o escritor Mário de Andrade, em que os mais de 17 mil volumes estendiam-se por quase todos os cômodos.
Data: 27/05, sábado, 10h
Convidada: Lígia Kimori, bacharel e licenciada em Letras pela FFLCH-USP, com mestrado e doutorado sobre Mário de Andrade, na mesma instituição. É professora, tradutora de francês e pesquisadora de temáticas concernentes à crítica genética, à literatura brasileira e ao modernismo.

Público: a partir de 16 anos




Sair da versão mobile