Texto Comunicação

AEAARP convida ONGs para conhecerem o projeto Ribeirão Floresta

José Walter - Engenheiro Agrônomo

José Walter - Engenheiro Agrônomo

Moradores do Jd. S. Luiz, primeiro bairro a ser reflorestado, também são convidados – eles poderão escolher espécies de árvores para suas calçadas

A AEAARP-Associação de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto recebe, dia 6 de fevereiro, às 19h, moradores do Jd. S. Luiz e as ONGs da cidade que atuam em meio ambiente, sustentabilidade e reflorestamento urbano. Eles conhecerão o projeto Ribeirão Floresta, iniciativa que reflorestará tecnicamente a cidade. O projeto começou, na última segunda-feira, 29 de janeiro, as ações de campo para o levantamento arbóreo do S. Luiz. O bairro tem 500 imóveis e o levantamento vai gerar o plano de reflorestamento.

O coordenador do projeto, engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, quer conhecer o trabalho das ONGs e envolver os moradores de toda a cidade, iniciando pelo bairro Jd. S. Luiz, o primeiro a ser reflorestado. “Nós vamos convidar os moradores a escolherem a espécie de árvore que querem para suas calçadas, vamos falar sobre as vantagens do reflorestamento e orientar sobre todas as etapas do Ribeirão Floresta porque o sucesso das florestas urbanas está nas mãos da população”, diz.

Segundo o agrônomo, para baixar em até 7° C ou mais a temperatura da cidade nos próximos anos é preciso que árvores pequenas estejam no máximo a uma distância de 6m uma da outra. Já as espécies de grande porte podem estar distantes até 20 metros.

“Estamos trabalhando um projeto ousado para a cidade, por isso, estamos costurando parcerias com todos os atores municipais, incluindo poder público e sociedade civil. Trata-se de um projeto técnico, debatido e planejado por especialistas e que depende significativamente do envolvimento de cada morador. Queremos preparar a cidade para as mudanças climáticas e proporcionar qualidade de vida a toda a população de Ribeirão Preto”, diz o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da AEAARP.

A reunião é aberta ao público interessado e terá duração de 1h30.



AGENDA
Ribeirão Floresta para ONGs e moradores
Data:
6 de fevereiro terça-feira
Horário: 19h às 20h30
Local: AEAARP – Rua Clemente Ferreira 330 (com estacionamento gratuito)
Participação gratuita

Sair da versão mobile