Nossos Projetos

Campanha Civilidade nas Ruas

Campanha desenvolvida para a Associação de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Aeaarp), cliente da Texto & Cia Comunicação, desde 2008. A Campanha foi lançada para a imprensa no dia 22/10/2019.

Apresentação surpresa da banda de percussão da ONG Casinha Azul

A campanha tem caráter educativo, de informação e alerta à população sobre:

  • importância de se manter a cidade limpa
  • papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos
  • responsabilidade do cidadão em destinar corretamente o lixo e os recicláveis
  • iniciativas de valor já desenvolvidas em Ribeirão Preto

PÚBLICOS DE INTERESSE

São vários os públicos de interesse da campanha:

  • associados AEAARP, parceiros, prestadores de serviços
  • entidades de classe, ONGs, clubes de serviços, sindicatos, organizações em geral e afins
  • população, cidadãos em geral
  • crianças, estudantes
  • escolas de ensino fundamental/médio, universidades, educadores, pesquisadores
  • autoridades de áreas como meio ambiente, direito etc.
  • hospitais, empresas
  • empresas que são pontos de coleta
  • outros

HISTÓRICO

A Campanha Civilidade nas Ruas foi lançada em 1997 pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), Núcleo Ribeirão Preto. O objetivo do movimento era incentivar a população a manter a cidade limpa, não jogar lixo nas áreas públicas.

A iniciativa teve amplo apoio de empresas, ONGs, Polícia Militar, entidades de classe, clubes de serviços etc. Na época, foi adotado o slogan “Eu estou mantendo a cidade limpa, e você?”.

ARGUMENTOS

  • O tema lixo x cidades ganhou as redes sociais nos primeiros meses de 2019, durante o período de chuvas, quando internautas compartilharam inúmeras imagens de objetos trazidos pelas águas das chuvas nas enchentes que maltrataram muitas localidades. Muitas postagens fizeram críticas ao comportamento da população que não se preocupou com o descarte correto de lixo e recicláveis.
  • Por outro lado, existem inúmeras iniciativas de empresas, ONGs, associações de classe, clubes de serviço, escolas/universidades e até mesmo de grupos de amigos que trabalham com educação ou organização de pontos de coleta de recicláveis pela cidade.
  • Outro tema que levanta debates são as áreas de preservação. Há projetos interessantes em Ribeirão Preto e a campanha Civilidade nas Ruas trabalhará o tema com intuito de alertar sobre a importância das áreas verdes.
  • Há muitos ecopontos espalhados pela cidade. Alguns são específicos para certos tipos de materiais, como é o caso do projeto Embalo Sustentável que tem ecopontos para EPS (isopor). Muitas pessoas querem descartar corretamente mas desconhecem que muitos materiais não podem ser dispensados no lixo comum (caso de Raio X, gesso, tecido e mesmo isopor, dentre outros) ou não sabem onde descartar.
  • Muitas pessoas preocupam-se em descartar corretamente materiais recicláveis, mas desconhecem como devem fazê-lo. É o caso das embalagens de isopor que só são reaproveitáveis se não tiverem embalado carnes, por exemplo.

OBJETIVO

O movimento compartilha informações úteis aos vários públicos de interesse através de debates, paradas ecológicas, palestras, exposições, divulgação em redes sociais, imprensa etc.

Para isso, a campanha tem parceria com várias iniciativas de valor já desenvolvidas em Ribeirão Preto por ONGs, cidadãos voluntários, associações, grupos etc.

O papel da AEAARP é o de convergir para um mesmo ambiente todas as boas iniciativas existentes na cidade em relação à conscientização, destinação de resíduos, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

A Campanha Civilidade nas Ruas quer contribuir para provocar reflexões sobre o uso dos recursos naturais e do espaço urbano, além de despertar para atitudes sustentáveis.

DIA DA CIVILIDADE 

O Dia da Civilidade foi realizado na primeira edição da Campanha Civilidade nas Ruas nos anos 1990. É um dia de conscientização com ações lúdicas em praças, parques etc.

  • O primeiro Dia da Civilidade, nos anos 1990, trabalhou o tema “Eu estou mantendo a cidade limpa. E você?”. As entidades participantes fizeram ações educativas com faixas em semáforos da cidade.
  • A nova edição da campanha fez um novo Dia da Civilidade que aconteceu no dia 9/11/2019, nas praças XV de novembro e Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II. 100 crianças da banda de percussão da ONG Casinha Azul apresentaram a Marchinha da Civilidade.

Foto: Lídia Muradás

MARCHINHA DA CIVILIDADE

A Marchinha da Civilidade tem caráter educativo e lúdico e visa informar e alertar à população sobre a responsabilidade de cada um em manter a cidade limpa e sobre o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos. Com letra da jornalista Blanche Amancio e refrão de Gabriel Dalalio, da Casinha Azul, a Marchinha da Civilidade será apresentada em um ato pela civilidade em espaço público.

Mais civilidade | Em casa e na rua | É mais felicidade | Não é mundo da lua
Aprenda o que é lixo | Separe o reciclável | E vamos cultivar | Um mundo sustentável

Antes de comprar | Saiba se vai usar | O que é desnecessário | Não deve ir pro armário

Refrão

Preste atenção | Na voz do coração | Há civilidade | Nas ruas da cidade

Preste atenção | Na nova geração | Mais civilidade | Responsabilidade

Marca textos com a letra da Marchinha da Civilidade

REDES SOCIAIS

As redes são usadas como forma de conscientizar a população no descarte correto de materiais, com posts temáticos sobre o assunto. Essas divulgações facilita a identificação do internauta para ações da campanha e, mais ainda, para cada tema que a campanha apresentará.

Por exemplo:

  • Você sabe descartar? Os posts com esta temática sempre trarão orientações para o descarte correto.
  • Quanto tempo? Esses posts servem para chamar a atenção do internauta sobre a vida útil de cada produto no meio ambiente e podem falar sobre plástico, vidro, pneu, nylon, alumínio, fraldas etc.
  • Sinal Vermelho Esses posts explicando sobre contaminação e riscos à saúde com o descarte incorreto de materiais.
  • É ou não é reciclável? Série de posts que orienta sobre materiais que são descartáveis e muitas pessoas não sabem.

DEBATE E MINI-PALESTRAS

A campanha promove debates e mini-palestras com caráter educativo dentro do tema Civilidade nas Ruas convidando autoridades, especialistas,entidades da cidade, imprensa, ou seja, organizações parceiras da cidade que atuam nas áreas de sustentabilidade, inovação, educação ambiental e em projetos de coleta ou reciclagem.

Receba Novidades