Profi, o mascote da campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase” está, nesta terça-feira, 25, em Sorocaba para as atividades educativas organizadas pela UNISO-Universidade de Sorocaba, parceira da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A universidade foi convidada pela SBH e organizou palestras de orientação e outras ações gratuitas que ocorrem pela manhã e à noite.
O mascote é uma das atrações da campanha e tem participado de telejornais, programas de TV, congressos médicos, campanhas educativas em várias cidades, aulas e palestras para adultos e crianças em várias regiões do país.
O nome Profi foi inspirado no personagem Avi Leibovitz, do filme O Pequeno Traidor, de 2009, do diretor Lynn Roth. O menino Avi tem apelido de Profi, por ser muito inteligente e é um personagem que cativa durante todo o filme. O mascote ganhou este nome porque remete a professor, que é um personagem que ensina e fica na lembrança de todos os alunos.
Além das palestras educativas, testes de sensibilidade, vídeo sobre autocuidados para pacientes de hanseníase, haverá, também, distribuição da cartilha educativa “Todos Contra a Hanseníase”. A cartilha foi feita para crianças e adultos, tem leitura fácil e é apresentada pelo mascote Profi.
A campanha
A campanha foi criada pela SBH para orientar e esclarecer a população sobre a doença. O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase no mundo - atrás da Índia. A doença tem cura e tratamento gratuito em todo o país. Segundo o presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade, que estará em Sorocaba nesta terça, a estimativa é que existem três vezes mais casos de hanseníase no Brasil do que os casos notificados oficialmente. É que a doença é de difícil diagnóstico e a população desconhece os sinais e sintomas, o que torna mais difícil a busca de tratamentos.
A hanseníase afeta os nervos – o doente pode perder ou ter diminuição de sensibilidade à dor, ao toque, ao frio e calor – e pode provocar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas no corpo.
PROGRAMA
Com apoio da Reitoria e docentes da UNISO, a campanha educativa da SBH terá várias ações em Sorocaba. Segue a programação.
Evento: "Todos contra Hanseníase - Uniso e SBH"
Data: 25/04/2017
Local: UNISO -Cidade Universitária - Bloco F
Horário: 08h30 às 11h | 19h30 às 22h
Programação:
Manhã
08h30 às 08h40 - Abertura
08h40 às 09h10 - Palestra Sociedade Brasileira de Hansenologia - Dra. Sandra Quinilato (Dermatologista)
09h10 às 09h30 - Intervalo
09h30 às 10h00 - Palestra: "Visão da Engenharia sobre o papel da tecnologia assistiva na saúde"
10h00 às 10h30 - Palestra: "Hanseníase e autocuidado" - Me. Evelin Cristina Cadrieskt Ribeiro Mello
Noite
19h30 às 19h40 - Abertura
19h40 às 20h10 - Palestra Sociedade Brasileira de Hansenologia - Dra. Sandra Quinilato (Dermatologista)
20h10 às 20h40 - Palestra: "Visão da Engenharia sobre o papel da tecnologia assistiva na saúde"
20h40 às 21h00 - Intervalo
21h00 às 21h30 - Palestra: "Panorama da Hanseniase em Sorocaba e região"
21h30 às 22h00 - Palestra: "Hanseníase e autocuidado" - Me. Evelin Cristina Cadrieskt Ribeiro Mello