O que Acontece

Higiene bucal é importante para prevenção do coronavírus

Higiene bucal é importante para prevenção do coronavírus

Cirurgião dentista alerta que boca pode ser a porta de entrada para o vírus

A higiene bucal tem grande importância para a prevenção do novo coronavírus. Segundo o cirurgião dentista Alexandre Amâncio, neste momento de pandemia, a higiene bucal é importante para ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive a COVID-19, já que a boca pode ser a porta de entrada do vírus. “Levar as mãos contaminadas a boca e disseminação das gotículas de saliva são formas de contágio do novo coronavírus”, explica.

O cirurgião dentista recomenda que antes de realizar a higiene bucal, é importante lavar as mãos por, no mínimo, 20 segundos. A escovação e o uso de fio dental devem ser realizados após cada refeição, sem esquecer da limpeza da língua. “A limpeza correta da língua também ajuda a evitar a propagação de bactérias que podem causar doenças”, informa.

Se um dos moradores da casa apresentar sintomas suspeitos do novo coranavírus é recomendado o uso individualizado da pasta de dente, sabonete e toalha de rosto. “Se houver mais de um banheiro na casa, a indicação é que um deles seja utilizado apenas pela pessoa com suspeita”, destaca Alexandre.

Ele alerta que é importante estar atento às determinações da Organização Mundial de Saúde. “As redes sociais e a internet de modo geral podem ser boas fontes de informação, mas também é onde circulam muitas notícias mal-intencionadas ou errôneas. Por isso, os sites da OMS, das secretarias de Saúde municipais e estaduais e do Ministério da Saúde são boas fontes para esclarecimento de dúvidas”.

Dicas

O cirurgião dentista Alexandre Amâncio alerta para dicas que, segundo ele, são conhecidas, mas é sempre bom ressaltar quais são elas porque são importantes para evitar doenças, contaminações e complicações da saúde.

  • Não compartilhe a escova de dentes; ela é de uso individual.
  • A escova precisa ter cerdas macias – não é necessário usar força para limpar os dentes.
  • Escove os dentes sempre ao acordar, pela manhã, antes de dormir e sempre depois das refeições. Isso ajuda a manter a boca saudável.
  • O fio dental ajuda muito na limpeza entre os dentes e é um aliado para a saúde.
  • Use enxaguatório bucal se o cirurgião dentista recomendar.
  • Não deixe de avisar seu médico ou dentista se sentiu algum dos sintomas suspeitos para a COVID-19 que são: febre, tosse, principalmente.
  • O seu cirurgião dentista deve estar preparado para atendê-lo durante esta pandemia com os cuidados habituais de desinfecção do ambiente de trabalho e cuidados adicionais como máscaras e outras medidas que ajudam a prevenir contaminação por coronavírus e outros.
  • Se precisar de atendimento odontológico, agende por telefone para evitar espera no consultório e prevenir a sua saúde e a de todos.
  • Evite também ir ao consultório com companhias, a menos que tenha de acompanhar um menor, idoso ou pessoa com necessidades especiais.
  • Lembre de ficar em casa e sair só em caso de necessidade.

Receba Novidades